Não quero falar inglês. Por que deveria aprender então?

por Marcos Elias

“Eu nunca vou falar inglês. Nunca vou morar fora do país. Raramente viajo. Então para que aprender essa língua?”

Muita gente tem essa linha de raciocínio. Nada contra, mas se você pensa assim, sabia que ainda seria útil aprender inglês, nem que seja um pouco? O inglês pode ser mais útil do que você imagina. Neste artigo vou trazer alguns pensamentos para você perceber quão útil pode ser conhecer um pouco de inglês!

Em primeiro lugar, saiba que não precisa se preocupar em ficar fluente. Se falar inglês não faz parte das suas necessidades, e você não se vê nisso nos próximos 20, 30, 40 anos, beleza! Não tente falar, vá aprender algo que seja mais útil para a sua vida, ou do seu agrado. Nesse aspecto concordo plenamente com a linha de raciocínio das pessoas que pensam como na frase de abertura deste post. Agora veja um pouco do outro lado, que talvez você esteja ignorando…

O inglês é a língua mais falada no mundo, independente de você gostar ou não. É um fato. Consequentemente, a grande maioria das publicações, sejam elas de quaisquer tipos que forem, são em inglês! Saber um mínimo de inglês lhe dá acesso a um mundo gigante de informações.

Imagine que você conheça o assunto X, leia livros sobre o tema Y e goste de assistir ao seriado Z. Se você é um falante de português, seja do Brasil ou de Portugal, existem muitas publicações referentes a estes temas. Mas agora pense: e em inglês?

Na maioria dos casos, existem MUITO MAIS! Algumas vezes o dobro, triplo, mas não raramente chega a mais de 10 vezes. O inglês tem que deixar de ser visto como uma língua nativa de povos locais da Inglaterra, Estados Unidos ou Austrália, e passar a ser encarado com o que ele realmente se tornou: um idioma ‘mundial’. Isso mesmo!

Não que todo mundo vá falar, muito menos que seja obrigado. Mas é que gente de todo mundo produz conteúdo em inglês, então é natural que existam mais coisas em inglês do que em português ou qualquer outro idioma.

Isso vale para tudo: livros, músicas… E sites, softwares, programas. Aí que entra a motivação que quero te dar neste artigo: se você não pretende falar inglês como plano para sua vida, beleza, tudo bem! Mas você deveria aprender um básico para conseguir ler e compreender áudio. Não gosto do termo ‘deveria’ porque sou libertário, acredito que ninguém deve ser ‘obrigado’ a nada contra sua vontade, jamais! Quero dizer no sentido de que seria muito útil, agradável ou prazeroso para você.

Sabe aquele assunto X, livros sobre o tema Y e o seriado Z? Então. Se você gosta, sinal que o material disponível é bastante útil para você. Mas sem o inglês você fica extremamente limitado, pegando apenas coisas que foram disponibilizadas no seu idioma nativo. Como existem menos falantes de português do que inglês no mundo, naturalmente existe menos conteúdo sobre X, Y e Z em português.

Aí é onde eu quero chegar: se você soubesse inglês poderia estar curtindo mais a vida com conteúdo que você gosta! Livros, podcasts, vídeos, programas e séries de TV que nunca são nem serão dublados, entre milhares de outras coisas…

Coisas que você perde sem saber inglês…

* Novos programas de computador quase sempre são lançados em inglês, justamente encarando o inglês como um idioma ‘internacional’. Sem inglês você pode ficar perdido, ou pior, sem saber como usar tal programa. Sabendo entender as coisas que estão na tela você terá a possibilidade de usufruir daquele projeto antes que ele se torne popular e seja traduzido. Afinal a tradução de software é cara e demorada, nem todo desenvolvedor lança seus programas com vários idiomas.

* Não gosta de TV? Sendo sincero, eu ODEIO. Se você gosta, tem muito programa legal em TVs gringas para você! Se está comigo e não gosta, rs não se desespere: o YouTube, Vimeo, Dailymotion e vários outros sites estão repletos de conteúdo em inglês feitos por pessoas comuns, como a gente! Saber inglês lhe permite aproveitar tais conteúdos, curtir, ter acesso a uma gama muito maior de entretenimento que você jamais teria sem inglês.

* Citei entretenimento, mas pode ser estudo ou trabalho mesmo! Você pode achar coisas em inglês sobre quase tudo! Se você é da área tecnológica, fica mais fácil ainda. Existem milhares de canais em inglês que ensinam alguma coisa, como programação, web design, marketing digital, modelagem 3D, etc. Eu mesmo sem falar inglês, só entendendo, já podia acompanhar vários tutoriais. Assim aprendi muita coisa sobre temas do meu interesse direto na fonte, sem precisar ficar esperando alguma boa alma traduzir!

Sem inglês você não tem a chave, precisa esperar que alguém abra a porta para você

Eu poderia levar essa lista até o fim e não acharia um fim: seriam milhares de itens que motivam a saber inglês no mundo atual. A internet está aí, a porta para o mundo está aberta. Sem inglês você não tem a chave, precisa esperar que alguém abra a porta para você. Só que é bem demorado. Nem tudo vai ser traduzido. E mesmo as coisas que são, normalmente não são por completo, demoram para chegar…

Não desmerecendo traduções, claro que não. Até indiquei um tipo de trabalho que você pode ter a partir de casa, caso consiga ler em inglês e escrever em português! Dá para trabalhar como tradutor freelancer e fazer uma graninha extra – quem sabe, até mesmo viver disso, se você se especializar e curtir!

Mas se você quer ir direto na fonte, saber um mínimo de inglês lhe dará as ferramentas necessárias para chegar lá antes de todo mundo.

Resumindo: corra e vá aprender!

A vida é muito curta para esperar sua série favorita ser traduzida, um curso da área de atuação que você sonha aparecer por aqui, um software pequeno ser traduzido, etc. Corra e vá aprender inglês! Comece ontem, não tenha pressa, mas comece.

Se você nunca der o passo inicial ficará para sempre nesse estado aí. Milhares de coisas legais em inglês são produzidas e lançadas na internet todos os dias, mas você não pode aproveitá-las. Se soubesse seria bem diferente…

Então coloque como objetivo algo menor. Se não quer falar inglês, tente pelo menos ler, compreender textos e quem sabe áudio. Seu mundo de conteúdo será infinitamente maior. Acredite! Certamente há, em algum lugar do mundo, alguém que produz textos, vídeos ou áudios que você adoraria conhecer mas a falta do inglês te limita. Vá explorar, aprenda mesmo se nunca quiser falar! :)

Se estiver mesmo afim, comece hoje mesmo! Inglês é bem fácil se comparado ao português (veja uma aula sobre como são os verbos em inglês, é bem fácil!), e se você não quiser falar, é mais fácil ainda. Algumas dicas podem te levar ao conhecimento mais rápido, veja este outro artigo com 9 dicas para para aprender inglês rápido. E se você não tiver condições de pegar um curso pago, o melhor de tudo é que dá para aprender de graça, se você se esforçar! Se não quer falar inglês, só ler e ouvir, tudo ficará mais fácil ainda. Confira aqui os passos iniciais e as melhores dicas que dou de sites e páginas que uso para aprender de graça, há mais de 10 anos, e que continuam funcionando e produzindo novos materiais o tempo todo.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *