É possível aprender inglês de graça mesmo?

por Marcos Elias

É possível aprender inglês de graça mesmo? Não quero pagar NADA, mas quero aprender. É possível?! Vou dar aqui minha singela opinião baseada no que eu vivi e estou vivendo.

Eu diria que é. Depende de uma série de fatores. Há muito, absolutamente MUITO material de graça na internet. E conforme você vai aprendendo um pouco de inglês, tudo fica mais fácil ainda, por um simples motivo: o inglês é o idioma mais falado no mundo!

No que isso muda alguma coisa?! Simples, muda absolutamente tudo: é muito fácil achar material que ensina a fazer qualquer coisa em inglês. No caso, é muito fácil achar material grátis que ensina inglês, em inglês!

Pensa bem: se você se limitar ao português, basicamente encontrará materiais criados por brasileiros, portugueses e por gente de uma meia dúzia de outros países, muitos deles sem participação expressiva na quantidade de material de ensino produzido na internet.

Agora se você procurar coisas em inglês, vai achar um monte de material! De gente de todo lugar do mundo… Tanto sites como vídeos, podcasts, apostilas, ebooks…

Por isso eu diria até que o inglês é uma das línguas mais fáceis para aprender. A estrutura da língua ajuda bastante, mas há a grande vantagem de ter muitos falantes. Logo, tem muita gente produzindo conteúdo e compartilhando alguma dica ou técnica do idioma para melhorar seu aprendizado.

Mais gente = Mais conteúdo naquela língua = Mais fácil achar coisas = Mais fácil aprender!

Quando eu comecei a compreender mais áudio em inglês, desenvolvendo meu listening, eu comecei a consumir muito conteúdo em inglês. Relato um pouco da minha experiência neste artigo: como estou aprendendo inlglês, um relato pessoal.

Assim, eu comecei a ver vídeos e materiais ensinando inglês, em inglês! Sabendo o mínimo para compreender o que estava sendo dito, nas aulas que assistia eu ia vendo novos conceitos, novas técnicas, novas práticas e também novas estruturas da língua que eu ainda não dominava.

Não desmerecendo o trabalho de ninguém que faz vídeos ou cursos de inglês aqui no Brasil ou em Portugal ou onde quer que seja, mas o ideal é somar todos os esforços. Existem muitos vloggers brasileiros que dão dicas de inglês, elas são bem válidas, especialmente para quem acompanha tais vloggers ou quem ainda não entende inglês falado. Já citei alguns aqui e ainda vou citar muitos outros, como a Julia Jolie, o Mairo Vergara e vários outros.

Mas chega num ponto em que você compreende inglês que não dá pra ficar aprendendo tudo em português. O jeito natural foi ir para vloggers estrangeiros.

O site que mais me motivou a estudar inglês em inglês foi o EngVid. O EngVid é o tipo de site que a gente se assusta ao ver que é grátis. Ele teria tudo para ser pago, para cobrar pelas dicas e vídeos que dá, mas é aberto e de graça!

Não adianta pagar por um curso se você não for se dedicar. Mas também não adianta ficar sentado esperando que os materiais gratuitos entrem na sua cabeça!

Vá fundo, tente aprender com o básico, formar frases, ouvir podcasts (como o gratuito ESLPod)… Faça o inglês parte do seu dia a dia, e tudo ficará mais fácil.

Se não entendo nada de inglês, como vou ver coisas em inglês?

Sempre repito: se você não entende absolutamente nada de inglês, não se desespere! Nesse caso você precisa começar com materiais básicos, o que eu mais gostei de ver foi o Telecurso de inglês. Os vídeos estão no YouTube. Ali você entra entendendo em português e vai pegando as estruturas para sair entendendo um mínimo de inglês. Experimente começar com o do primerio grau (ensino fundamental) e depois o segundo (médio). Quando estiver entendendo algumas coisas, vá ver vídeos de vloggers nacionais que ensinam inglês, vá buscar os podcasts… Quando estiver compreendendo bastante áudio em inglês, aí sim dicas como o EngVid farão mais sentido.

Quanto mais você entender, mais irá aprender! É uma bola de neve!

ingles de gracaAlém do EngVid há centenas de vloggers estrangeiros, dos mais variados países, que dão dicas de inglês sobre temas específicos e também para facilitar seu aprendizado. Eu estou preparando uma lista dos vloggers que acompanho, tanto daqui como de fora, e vou trazer numa seção aqui no site em breve.

Ao longo dos últimos 10 anos venho estudando inglês por conta. Meu ritmo é lerdo, a procrastinação e preguiça tomam conta de mim, reconheço. Se você se dedicar mais do que eu, aprenderá ainda mais rápido! Por muito tempo eu fiquei acomodado, fui aprendendo na manha, sem me importar com objetivos. Com isso consegui compreender textos e, nos últimos 2 ou 3 anos, áudio. Ainda não falo (até tento hehe), mas vou chegar lá.

Quanto mais tempo você demorar para começar a estudar, mais sua vida você vai estar perdendo, afinal você vai ficar velho, vai morrer… E não terá aprendido. Então corra!

Corra, mas também não tente ser afobado, não queria aprender em duas semanas porque você não vai. Mas também não fique deixando sempre para amanhã. Comece hoje!

Então, resumindo, sim: dá para aprender inglês sem pagar nada. Pode ser um pouco difícil, mas com a internet há uma infinidade de materiais online grátis que você pode usar. E mesmo se pagar um curso, isso não impede que você se complemente com os materiais gratuitos!

O ideal é juntar tudo, pegar o que for bom para você, acompanhar vloggers que você curte… Os resultados virão. Acredite!

Hoje consigo compreender textos em inglês sobre temas do meu interesse, além de vídeos também. Muitos deles sem legenda, se for coisa da minha área entendo tudo (especialmente tecnologia, web, etc). E nunca entrei numa escola de inglês!

Nem paguei por cursos online. Estou analisando e testando alguns, mas ainda não sei se são para mim. De qualquer forma, o que for encontrando de bom vou compartilhando aqui no site!

Mantenho este blog desde 2009. São 5 ou 6 anos. E há poucos materiais publicados. O interesse era apenas compartilhar dicas realmente, mas agora vou além: quero compartilhar e aprender, e ajudar pessoas. Então neste ano de 2015 o ritmo de publicações aqui vai aumentar bastante. Já tem aumentado, na verdade :) Cadastre seu e-mail ali na barra do site para receber avisos de novas publicações e dicas, assim você não perde nada do que for publicado!

Saber inglês lhe abre os caminhos para aprender outros idiomas!

Nos últimos 3 anos meu inglês melhorou radicalmente, meu mundo foi outro. É maravilhoso poder acompanhar vídeos em inglês entendendo o que estão falando. Eu até estou metendo o louco e tentando aprender outro idioma, em inglês! Desenvolvi uma paixão especial pelo Polish =D Outra hora explico o motivo, hehe Os amigos já sabem.

Sem inglês, dificilmente acharia material sobre esse idioma. Tem muita gente ensinando polonês, com vídeos em inglês! Pense bem: polonês é o idioma da Polônia, país não tão grande nem tão conhecido. E perto de outros destinos, ele nem parece tão interessante para boa parte das pessoas. Vai ser bem difícil eu achar dicas e aulas de polonês em português. Mas em inglês, tem várias!

Então se você manja um pouco de inglês mas quer aprender outro idioma, vá fundo! Pesquise sobre o idioma desejado em inglês, certamente vai achar muito mais material sobre ele do que em português. Compreendendo um pouco de inglês seu mundo fica bem maior. Acabam-se as limitações de fronteiras. Pelo menos no âmbito intelectual, né, já que para viajar precisamos de dinheiro, vistos, e aí as coisas realmente se complicam, kkkkk. Mas acho que deu pra pegar a ideia. Aprender inglês está sendo uma das melhores coisas que eu pude iniciar na minha vida. Abre novos horizontes. Muita coisa boa, muitas novas possibilidades. Para mim a vida é uma só, temos que aproveitá-la ao máximo :)

Bom, é isso! Não pretendo ficar fluente em polonês, só quero me aproximar do idioma por estar curtindo muito e por ter desenvolvido uma paixão especial por Szczecin. Mas isso uma outra hora eu explico :P A questão é: se não soubesse nada nada de inglês, eu não teria como aprender um mínimo de polonês de graça! Isso é um fato!

Pagar por cursos agiliza o processo, lhe dá acesso a métodos que de outra forma você poderia demorar mais para encontrar. Mas dependendo do seu esforço, a falta de dinheiro não será desculpa: pode aprender de outra forma, mas dá pra aprender sim.

A pior parte é falar, e isso só vai se dar com a prática. Pagar por um curso online também não garante que eu sairia de lá falando :P Estou tentando aprender a falar e é a parte mais difícil para mim, mas já tenho em mente alguns planos que vão me ajudar. E que poderão ajudar você também! Em outro post comento isso ;)



One thought on “É possível aprender inglês de graça mesmo?

  1. Wellington Rubens Teixeira e Silva escreveu

    Muito bom só quero aprender.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *