Aprenda inglês de graça ouvindo podcasts

por Marcos Elias

É impossível aprender um idioma sem ouvi-lo. E como é que você vai ouvir inglês todo dia morando num país onde ele não é a língua padrão? Bom, vai ser difícil… Mas você deve aproveitar cada tempo que tiver. Veja filmes, vídeos no YouTube e em outros sites, preste atenção nas letras das músicas que gosta… E ouça podcasts!

Um excelente podcast para aprendizado de inglês é do site eslpod.com. O cara fala num tom devagar, calmo, para que você possa ouvir e entender o que está ouvindo. Naturalmente ouvir um podcast só é recomendado para quem já pode reconhecer algumas palavras, afinal se você ainda está no basicão poderá se sentir frustado ou perdido. Mas vai muito de cada um. Mesmo sem entender nada é uma forma de se habituar ao idioma, já que se você nunca ouvir nunca conseguirá conversar de forma satisfatória com um nativo. Outro muito bom é o Spotlight English! Comento mais dele abaixo.

Não tente entender tudo o que ouve, mas aos poucos – e junto com outras atividades, leitura, etc – você verá que o seu vocabulário vai aumentar bastante, e a capacidade de entender o que a outra pessoa está falando em outro idioma é muito interessante! Enquanto você não entende acha tudo muito estranho e “enrolado”. Mas quando começa a identificar expressões ou palavras conhecidas, tudo vai ficando mais fácil, é um mundo tão lindo quando essas descobertas começam a ocorrer!

No começo é normal você tentar traduzir, mas língua não se traduz em palavras. Para ouvir ou falar inglês você precisará entender o inglês, isso num processo natural ao longo do tempo. Na conversação diária não há tempo para tradução. Ao ouvir um “good morning” você sabe que é um bom dia, um cumprimento dado de manhã, enfim. Não precisa ficar traduzindo ou tentando descobrir o significado de “good” e “morning”. Quando você ouve “bom dia” em português automaticamente associa essa expressão ao evento ou cumprimento, sem pensar no significado que o dicionário dá para “bom” e “dia”, sem tentar entender cada palavra isoladamente. Simplesmente entende, porque há associações no seu cérebro com aquela expressão e o que ela significa. Pense nisso! Em outros idiomas é exatamente a mesma coisa.

Bom, voltando à dica de hoje… O ESL vem de English as a Second Language, ou Inglês como Segundo Idioma. Se você fala português nativamente e está aprendendo inglês, é seu caso.

O site ESL Pod tem um plano pago também, onde você pode baixar um PDF com explicações sobre os podcasts, ler os textos e algumas dicas extras, etc. Pode valer a pena se você quiser pegar ele para estudo com mais tempo. Todavia o material gratuito é muito bom: todos os podcasts podem ser baixados e ouvidos de graça. Se você acha chato ouvir em frente o PC, aproveite o tempo no trânsito, enquanto vai para a escola ou serviço!

E se puder, ouça podcasts em geral sobre temas do seu interesse também! Há muita coisa boa na internet. No iTunes há diversos tipos de podcasts, e usando o Google você pode encontrar outros milhares. Só que se prepare, pois ao ouvir podcasts em geral, especialmente falados por nativos, a velocidade das falas será a real, não pausada. Conforme você for pegando prática é bom aproveitar isso também, mas começar assim “do nada” poderá te deixar perdido, então aproveite o ESLPod e veja também as outras dicas de inglês aqui no site!

Atualização: Spotlight English, o podcast perfeito, bem devagar!

Fiz um post com várias dicas de sites para aprender inglês com nativos, com áudio e vídeo. A Aída Márcia comentou sobre o Spotlight English, que eu ainda não conhecia. Gostei demais! Ele oferece as transcrições de graça, sem precisar pagar, diferente do ESLPod. E o ritmo de fala é bem mais lento, ideal para iniciantes! Dá para aprimorar bastante o listening, e é bastante útil para praticar english shadowing também! Repetindo, gravando a si mesmo… Super recomendo.


https://www.youtube.com/watch?v=lZzfkc9nRs8

Link do Spotlight English:
http://www.spotlightenglish.com

Eles têm um canal no YouTube, bem legal também, com dicas rápidas. Tudo em inglês ;)



15 thoughts on “Aprenda inglês de graça ouvindo podcasts

  1. rodrigo escreveu

    cara quando assisti seu um de seus vídeos no youtube imaginei, “esse cara é muito louco”, apesar de não ter mudado de opinião, rsrs, você faz uma boa ação ajudando quem quer aprender inglês sozinho, que é o meu caso, muito obrigado pelas dicas de sites e já te peço outra dica de algum grupo de conversação de inglês para praticar o pouco que sei e destravar, desde já agradeço. Thanks

  2. irislene escreveu

    adoreii o blog, para quem quer realmente aprender inglês e uma boa opção, estou fazendo curso de inglês, mas apenas estou aprendendo muita gramatica é bom aprender gramatica mais o meu foco e saber falar o inglês e também entender o inglês vou seguir as dicas e espero muito em breve falar e entender muito bem o inglês porque dedicação e força de vontade isso eu tenho.

  3. Geovanny escreveu

    Boa tarde, obrigado por compartilhar a informação. Eu sou da Colômbia, aprendí portugués únicamente pela internet, agora moro no Brasil. Eu estou interesado em aprender ingles, e gostaría saber se conhece site onde seja posivel falar com pessoas de outros paises, especialmente um site de bate papo de graça. Pessoalmente aprendo mais rápido este jeito, foi como aprendí o pouco que sei de portugués. Mas na página que aprendi agora tem que pagar para utilizar o bate papo, Agradeço as respostas.

  4. Bianca escreveu

    Olá, Marcos!
    Entrei no site indicado e adorei o material que está lá. Só tenho uma dúvida: como faço para baixar os podcasts? Tento baixar e ao fazer isso uma nova janela se abre com o dowload comprometido. Perdão pela dúvida que pode parecer boba, mas existe alguma outra forma de baixar os arquivos?

  5. escreveu

    Dependendo do tipo de link…. Clique com o botão direito no link de download e escolha Salvar link como, Salvar destino como… (depende do navegador)
    Se o navegador abriu o mp3 dentro de uma aba, tente teclar CTRL+S nessa aba (pelo menos no Chrome dá, quando fica o player de áudio padrão dele numa nova aba…).

  6. Carol escreveu

    estou tentando baixar podcasts, mas não tá dando! queria ouvir sem ser pelo computador, mas só por aqui pois ao clicar em “baixar” aparece em outra aba para ouvir agora !

  7. Débora Paiva escreveu

    Achei muito interessante esta matéria pelo fato que faço muito tempo curso de inglês, mas sinto uma ausência de conhecimento e vocabulário, entendo tudo pela metade e me sinto frustada com isso.

  8. Danielle escreveu

    poxa, muito útil e interessante o artigo, morei alguns anos nos eua e agora já tem 4 anos que estou de volta e sinto que estou “perdendo” um pouco o que aprendi… vou aproveitar todos os recursos que estiverem disponíveis, principalmente os gratuitos rsrsrs thanx!!!!

  9. Muito bom o artigo. Eu mesmo passei boa parte do meu tempo de estudo escutando podcasts. Melhorou e muito a minha compreensão.

    Pelas experiências que eu tive, eu recomendo o uso de podcasts que estejam pouco acima do seu próprio nível.

    Dessa forma, há menos perda de tempo procurando palavras no dicionário.
    Dá pra rever várias palavras já conhecidas. E dá pra entender melhor o que está sendo dito alem de treinar a capacidade de ‘pensar em inglês’.

    Deixe-me acrescentar um site q pode ser útil aos seus leitores, tem uma biblioteca enorme com podcasts com texto, divididos por assunto, autor, sotaque, nível de dificuldade, etc
    http://www.lingq.com

    os textos são mto uteis, auxiliam a compreensão e ajudam a aprender tanto a forma escrita como a forma falada das palavras

    esse site foi desenvolvido para estudantes de idiomas, portanto tem várias outras ferramentas úteis

    vc soh paga se quiser conversar com um tutor, ou pra mandar um texto pra correção, o resto do site eh gratuito

    o fundador do site eh um poliglota chamado Steve Kaufmann, o cara investe a maior parte do tempo de estudo dele no listening e no reading
    eh um método bem interessante

    É isso por hora
    Até a próxima
    Abraço

  10. escreveu

    Caro Marcos Elias,

    Estou entrando em contato, pois gostei do seu artigo e gostaria de fazer-lhe uma sugestão.

    Por isso, indico-lhe nosso portal lingüístico bab.la. Oferecemos diversas ferramentas e recursos úteis para pessoas que aprendem e se interessam por outras línguas e entre eles, 15 dicionários bilíngües em inglês, incluindo o português-inglês: http://pt.bab.la/dicionario/portugues-ingles/.

    Além disso, dispomos de centenas de lições de vocabulário, fóruns, testes e outros recursos úteis para o aprendizado de idiomas.

    Assim, caso achar que seus leitores se interessariam pelos recursos do bab.la, apreciaríamos muito se você escrevesse sobre nosso site.

    Qualquer dúvida ou necessidade de mais informações, por favor, não hesite em me contatar.

    Atenciosamente,

    Marina Sales

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *