Cursos online valem a pena? Não compre nenhum se você quiser um aprendizado imediato!

por Marcos Elias

De uns tempos para cá tenho percebido o surgimento de dezenas de cursos de inglês online. Dezenas não. Talvez centenas. As técnicas de divulgação deles são parecidas: muito marketing, dezenas de vídeos chamativos, um pouco (ou bastante, em alguns casos) de conteúdo gratuito e a chamada para a ação: a venda do curso em si. A questão é: esses cursos pagos online valem mesmo a pena?

A resposta depende de você.

Você está disposto a estudar? A se dedicar? Mesmo? Se não estiver, não valem. Já se você realmente estiver focado e com muita vontade, provavelmente conseguirá ter avanços significantes com a maioria dos cursos que andam aparecendo.

Os valores são bem variáveis, há cursos de R$ 200 reais e outros de quase dois mil. Alguns exigem uma assinatura paga por mês ou ano, outros são de pagamento único.

Mas você deve ter em mente que nenhum deles vai te passar os conhecimentos do idioma inglês por si só. VOCÊ precisará estudar. Senão curso nenhum funciona.

Infelizmente ainda não descobriram uma técnica de download de novas informações para nosso cérebro em segundo plano. Aprendizado exige um processo bastante ativo. Sem dedicar um tempo por dia, sem acompanhar as aulas, sem fazer exercícios, sem praticar o que aprendeu com outras pessoas… Sinto muito, mas provavelmente você não vai aprender inglês nunca.

Alguns métodos são mais fáceis do que outros no sentido de que aproveitam melhor seu esforço e seu tempo. Mas ainda assim eles vão exigir sua atenção e concentração.

Então antes de pagar por um curso online e depois sair reclamando que não aprendeu nada, pare por um momento e pense em você. Você vai estudar mesmo?

Não espere que os professores lhe ensinem de forma automática. No pain, no gain. Você paga para ter acesso ao material e apoio, mas o que diferencia quem aprende de quem não aprende no final está na força de vontade. Corra atrás, faça acontecer.

Seja com materiais pagos ou gratuitos, o conhecimento não vai “cair do céu”. Você tem que explorar várias fontes e pegar aquilo de útil que achar em todas elas.

Você pode aprimorar radicalmente seus conhecimentos em um determinado idioma de forma quase passiva, basicamente consumindo conteúdo no idioma desejado. Vídeos, rádio, TV, podcasts, lendo muito… Mas para que você possa falar ou escrever corretamente será necessário mais do que isso. Será necessário um certo esforço da sua parte. Um esforço ativo, não passivo. Você terá que encarar o idioma e tentar. Não é com meia dúzia de palavras e um dicionário que você vai sair entendendo tudo. Nem um curso pago que você assinou e deixou lá, sem fazer exercícios, sem tentar conversar com pessoas… É um processo gradual.

Se você já pensou em pagar por um desses cursos online, pense nisso. Nenhum deles vai fazer a lição de casa por você. Nenhum deles vai te ensinar inglês da noite para o dia. Eles vão lhe auxiliar na jornada, variando de ajudar muito a ajudar só um pouco, dependendo das metodologias. Um método que funciona para uma pessoa não necessariamente funciona para outra. Isso não quer dizer, por si só, que o método seja ruim. As pessoas são bem diferentes. Vale experimentar várias técnicas e ver qual se adequa melhor ao seu estilo. Mas os resultados finais dependerão exclusivamente de você. Só você.

Não espere que um curso lhe ensine tudo. Aprender um idioma exige algo mais, exige contato com o idioma boa parte do tempo. Leia, ouça, assusta conteúdo em inglês (ou no idioma desejado). Faça isso de acordo com seu nível, sem esperar muito para começar. Se você comprar cursos na expectativa de que eles irão lhe ensinar tudo e que você nunca mais vai precisar aprender nada fora… Na boa, nem compre.

O recado pode ter parecido meio áspero, mas é a realidade. Pense em como você aprendeu português (ou sua língua nativa, seja ela qual for). Não foi estudando livros e mais livros de gramáticas e regras. Porque seria assim com outro idioma? Pense nisso ;)



2 thoughts on “Cursos online valem a pena? Não compre nenhum se você quiser um aprendizado imediato!

  1. Rafael escreveu

    O blog acabou de expor uma opinião, logo, esperamos comentários expositivos e não defletivos, levando os outros ignorarem o conteúdo. Sou estudante de inglês autodidata, e sei que tudo na vida é assim. Nossa evolução é fruto do nosso esforço, o tempo de aprendizado é fruto do tempo que dedicamos a ele. Se você aprendeu inglês em 4 meses e ja está entendendo tudo, meus parabéns…você não é um de nós humanos!!!

  2. Marcus escreveu

    Olá pessoal, eu sempre ouvi as pessoas dizer que estudar inglês exige dedicação tanto principalmente quando se tenta apender sozinho, mas eu descobri um método para aprender inglês sozinho automáticamente em até 4 meses de GRAÇA, isso mesmo, quando você perceber ja vai estar falando inglês e entendo tudo, quem se interessar me mande um e-mail: mncesar@gmail.com eu te explico direitinho um abraço!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *