A melhor técnica do mundo para aprender inglês sozinho!

por Marcos Elias

Não é de hoje que descobri uma técnica eficiente para aprender inglês ou qualquer idioma, mas só recentemente comecei a praticar. E já vi resultados! Já tendo um conhecimento inicial básico de algumas palavras ou frases, o que você precisa para aprender de vez a falar sem medo?

Basicamente: usar. Falar, escrever, repetir. A técnica do shadowing pode parecer tão boba… Mas sua eficiência será percebida imediatamente. E o melhor de tudo: Você pode começar com textos do seu nível a qualquer momento, e de graça!

english shadowing
Imagem de Darmyn Jean-Louis (Creative Commons)

Basicamente trata-se da repetição ou imitação. Você ouve um texto que gosta ou domina, que já entende o que quer dizer. E então fala junto com a voz original, imitando inclusive o sotaque e entonação. Sacou? Você será um imitador das falas. Em tempo real, ou seja, enquanto a pessoa fala você vai repetindo.

Desta forma você aprimora várias coisas de uma só vez no seu inglês: o listening (capacidade de ouvir), a pronúncia, as palavras do texto em questão e também as expressões e ligações (conjuntos de palavras que normalmente são usadas juntas).

Quase sempre no começo será bem estranho, mas depois você se acostuma. Comece com textos básicos que você compreende e já domina. Pode ser uma palestra, apresentação, aula, discurso, entrevista de algum artista que você gosta… Com tantos sites de vídeo e podcasts na web, achar material será o de menos. O YouTube é excelente para achar de tudo em vários idiomas! Afinal a técnica pode ser usada para aprender e aprimorar qualquer língua, não só o inglês.

Minhas recomendações para praticar english shadowing

Particularmente gosto de usar textos calmos, pois se falam rápido não consigo acompanhar. Os videos do Mr Duncan ou os podcasts do English as a Second Language são uma boa pedida! Gosto também dos áudios do Método Callan, um curso pago com um método diferenciado que ainda falarei aqui (não é propaganda não, é que gostei muito dos mp3 deles, tanto para aprender seguindo as aulas como para repetir na prática de shadowing).

Se for difícil acompanhar, vá pausando a cada frase que você pegar e repita. Com pouco tempo sua prática irá melhorar. Faça um pouco por dia. Você pode ficar firme no mesmo texto até conseguir imitá-lo por completo, não precisa se preocupar em decorar… Se o vídeo for legendado ou se você tiver uma transcrição do áudio a coisa fica melhor ainda! Acho mais fácil acompanhar assim as palavras seguintes, sem precisar ficar se esforçando pra lembrar o que será dito a seguir.

Esse método é conhecido por shadowing, relacionado a “sombra”, já que você repete tudo o que ouve, enquanto ouve.

Recomendo praticar com falas normais, não com músicas, para pegar o jeito de uma fala real. Na vida real ninguém fica cantando o tempo todo, né? Se você tiver afinidade com o tema, melhor ainda! Vai dar mais prazer. E gostar é fundamental, senão você vai acabar abandonado a prática muito cedo. Eu amo tecnologia, computação… Adoro fazer isso com videos de keynotes (apresentações) da Apple, Microsoft, Google e palestrantes de software livre. Escolha algo que você gosta. Ficará mil vezes mais fácil.

Algumas dicas para melhorar a técnica de shadowing

  • Comece com falas mais lentas e vá avançando aos poucos. Além dos vídeos do Mr Duncan e do ESL Pod que já citei, há vídeos de histórias no YouTube contadas em ritmo devagar, perfeitas para praticar!
  • Se não puder acompanhar, vá pausando a cada frase antes de repetir.
  • Você pode gravar sua voz para comparar seu progresso depois! Repita o mesmo texto alguns dias ou semanas depois, assim você verá seu progresso evoluindo.
  • Recomendo ouvir com fone de ouvido e gravar em outro aparelho (usando dois celulares ou um iPod, notebook ou PC, por exemplo). Assim a gravação pega só a sua voz. Ficará muito mais fácil para analisar seu progresso depois.
  • Antes de tudo, habitue-se ao áudio. É essencial que você já tenha uma noção das palavras e do contexto. Ouça algumas vezes antes de sair repetindo, se necessário busque a tradução… Ouça pelo menos uma vez antes de tentar repetir.
  • Se tiver o texto escrito, melhor ainda! Fica mais fácil acompanhar com uma transcrição do áudio (ou legenda, se for vídeo).
  • Na primeira vez você pode até se perder, sem conseguir acompanhar o áudio. É super normal! Faça algumas vezes com o mesmo texto até pegar a manha. Na terceira ou quarta vez você estará se perdendo menos. E depois de umas 10 vezes você será capaz de ler o texto sem precisar acompanhar a voz!

Os benefícios são incríveis!

Isso permite pegar prática na pronúncia e no sotaque também, trazendo ganhos incríveis em pouquíssimo tempo. As crianças não aprendem a falar repetindo os seus pais? Pois bem! A técnica é simples mas extremamente potente.

Esta técnica é magnifica! Em poucos meses ela vai dar um up danado no seu inglês. Se você está cansado de estudar e não vê progresso, experimente!

Vou abordar este tema mais vezes aqui no blog mais pra frente. Fiquei fascinado e vi que perdi muito tempo antes… Se eu tivesse feito isso há alguns anos, hoje teria um inglês bem melhor…

Uma variação desta técnica pode ser usada para aprimorar a escrita e fixar conceitos: Use áudio e vídeo em inglês como ditado! Ouça, pause e escreva. Transcreva vídeos. Suas capacidades de escrita serão exercitadas como nunca assim.

Enfim, espero que goste! Com foco e determinação você consegue. Não deixe para começar depois! Comece hoje!



4 thoughts on “A melhor técnica do mundo para aprender inglês sozinho!

  1. escreveu

    Olá Anderson, excelente observação! Esta forma permite praticar como um nativo, fixando na mente as estruturas junto com a pronúncia, e sem muito esforço. Fico bobo de ver quanto tempo perdi antes de começar a fazer isso, hehe!
    Abraços!

  2. Anderson Fernandes escreveu

    Engraçado, eu também cheguei nesse ponto, descobri isso com minha filha Heloísa.
    Eu percebi que ela ficava reparando da minha boca e em minha fala, e enquanto eu falava ela mexia vagarosamente os lábios junto comigo.
    Heloísa só tem 2 aninhos e esta aprendendo seu idiona nativo, e através disso percebi que poderia fazer o mesmo que ela.
    Então eu escolhi imitar um youtuber Michael Stevens https://www.youtube.com/channel/UC6nSFpj9HTCZ5t-N3Rm3-HA
    Passei a memorizar frases que ele sempre repete e o tom de sua voz.
    Realmente uma dica fantástica.
    Quanto estiver autosuficiente em ingles, pretendo contar minha trajetoria de aprendizado.
    Abraços

  3. Aída Márcia Matos escreveu

    Marcos Elias,
    Gosto muito do seu site; suas dicas e orientações são incríveis! Obrigada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *