9 dicas para ter inglês fluente e aprender mais rápido

Estas dicas foram comentadas num vídeo do Leonardo Leite do Agora Eu Falo. Ele divulga os métodos dele, um serviço, porém este vídeo traz ótimas dicas que facilitarão o aprendizado para todo mundo. Independente do nível, curso ou método que você usa, vale a pena conferir! Resumi em texto com minhas próprias palavras, mas recomendo fortemente que você assista ao vídeo no final. Não se aprende do dia para a noite, mas com estas técnicas e hábitos simples voê pode evoluir bastante seu aprendizado. Especialmente se você não estiver no ponto zero.

Praticar sim, estudar não. Tente tornar o hábito de aprender inglês como um esporte, não uma atividade acadêmica. É mais importante praticar do que estudar.

Ouça mais do que você escreve ou fala. Imersão no mundo do idioma. A internet está repleta de materiais em áudio, com podcasts, e vídeos! Falar será uma consequência.

Deixe a gramática de lado. Falantes nativos não precisam aprender gramática para falar. Você não precisou estudar a gramática da língua portuguesa para aprender a falar quando criança, certo?!

Aprenda frases, não palavras avulsas. Palavras avulsas não servem para nada.

Ao falar em inglês, o som é mais importante do que a estrutura. Foque no som, na pronúncia. Para isso a melhor forma é ouvindo, melhorar o seu “listening”.

Não tenha medo de errar. Não fuja das situações desconfortáveis ao se decepdionar com erros. Corra atrás, não tenha medo de errar mesmo! Batalhe para identificar e corrigir os erros, não abandone o barco nas dificuldades que for encontrando. Busque a incomodidade. Sempre queira melhorar.

Exponha seus ouvidos ao inglês. Depois você estará mais acostumado e poderá falar. Ouça, ouça muito. Assista muitos vídeos em inglês. Comece com materiais simples, vá avançando aos poucos. Gente que fala inglês na internet e publica materiais de graça não falta: vídeos, podcasts, programas de TV, rádios online… Entre numa espécie de imersão. Acompanhe conteúdo com áudio sobre temas que você gosta, fica bem mais fácil.

Confie no aprendizado subconsciente. Grande parte do aprendizado de um idioma se dá no inconsciente. Você se acostuma a falar e fala naturalmente, entende naturalmente, lê naturalmente. Veja como você lida com seu idioma nativo: você não precisa pensar para falar, não precisa pensar na estrutura das frases, nas palavras de ligação, etc. Simplesmente sai falando. Sem se preocupar com as regras. Ouvir muito lhe ajudará a lidar com isso no idioma que você está aprendendo, no caso, inglês.

Priorize o divertido. Faça algo que você gosta. Estude com materiais de temas que você gosta, que lhe dá prazer. Eu, por exemplo, aprendo com vídeos de informática e tecnologia: é um tema que adoro. Assim tenho bem mais contato com o idioma do que se ficasse vendo horas e horas de vídeos sobre asssuntos que não tenho interesse, como futebol, política internacional, alimentação, medicina… Ao aprender com o que você gosta você elimina muitas partes chatas do treinamento. Você se aperfeiçoa e nem parece que está estudando. Faça algo que você gosta! Busque podcasts e vídeos em inglês dos seus temas favoritos. Você será capaz de absorvê-los com muito mais facilidade do que com temas chatos.

Gostou do texto? Continue vendo as dicas no vídeo dele!

Acesse aqui o vídeo e informe-se melhor, conheça o canal dele! Há dicas para melhorar o aprendizado e novos conteúdos regularmente. Gostei bastante da abordagem.

ingles agora eu falo

Não fique de fora, veja o vídeo do Agora Eu Falo e tire suas próprias conclusões! Confira no canal dele no YouTube diversos outros vídeos com dicas práticas, várias delas grátis e abertas mesmo (independente do curso dele, que é pago).



176 thoughts on “9 dicas para ter inglês fluente e aprender mais rápido

  1. iedra escreveu

    no site diz nove dicas aqui elel so deu uma que é deixe a gramatica de lado

  2. canviria escreveu

    Boas dicas por seguir, a pratica ek conta muito….

  3. escreveu

    Ótimas dicas estás, principalmente a parte de priorizar o conteúdo divertido, desta forma fica bem mais simples de se aprender quando se faz algo com prazer. Parabéns pelo conteúdo!

  4. Muito bom o seu artigo, também acredito que a melhor forma de aprender inglês é praticando-o todo o tempo possível, principalmente através da imersão pela escuta. Parabéns.

  5. Caroline Silva escreveu

    Incrível, muito legal. Acho q vou tentar associar as músicas em inglês com o curso q eu vou fazer.

  6. Quero Aprender ingles escreveu

    o Problema tbm não é só falar ingles, é compreender oque esta falando e ouvindo kkkkkk..

  7. André Rodrigues escreveu

    Muito, muito bom.
    Já estou cansado de ler e não falar.

  8. rondinele cardoso escreveu

    muito bom mesmo ! vale muito pra quem esta afim de aprender . boas dicas!

  9. Cristina escreveu

    Achei genial, vou começar a ficar atenta as dicas e espero me animar. Pois inglês sempre foi para mim um tabu. Obrigada

  10. Felisberto escreveu

    Gostei das dicas. Vou já por em pratica e estou certo que vou conseguir ser fluente

  11. Marclima escreveu

    Gostei das dicas e espero manter a vontade de aprender inglês. Vamos ver daqui pra frente. Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *