Onde encontrar gente pra falar e treinar a pronúncia?

No post anterior indiquei ótimos vídeos para aprender a pronunciar corretamente diversos sons em inglês. Então você está aprendendo inglês e quer melhorar a sua pronúncia, mas não tem ninguém pra conversar… Como fazer?

Antes de mais nada, é essencial saber que pra falar o idioma você precisa conversar com pessoas. Não dá pra falar um idioma sem conversar com pessoas reais, se não você nunca vai falar. Nunca vai ser fluente.

Você pode encontrar muita gente que está aprendendo idiomas estrangeiros usando a própria internet. Existem grupos no Facebook no Whatsapp lotados de pessoas que, assim como você, estão aprendendo inglês. Ou outro idioma qualquer.

Por exemplo: no Facebook, digite na busca termos como “autodidatas em inglês”, “aprendendo inglês”, “learning English”, etc. Você vai encontrar várias páginas e grupos sobre o tema. Nestas comunidades online é muito comum as pessoas divulgarem seus contatos, como o Whatsapp, para conhecerem novas pessoas e assim praticarem o idioma. Existem pessoas interessadas de todos os níveis: do mais básico ao mais avançado, passando pelos intermediários, é claro.

Tem vergonha ou quer treinar sozinho? Você pode!

Se você tem vergonha ou por qualquer outro motivo não está afim de conversar com pessoas reais, mas precisa saber como está sua pronúncia, uma dica que eu posso dar é usar aplicativos de reconhecimento de voz!

Se o aplicativo de reconhecimento de voz identificar o que você está falando, muito provavelmente uma pessoa real também vai entender.

Um bom app é o Google Translate, disponível para Android e iOS. Ignore a parte de tradução porque ela não é perfeita. Concentre se no reconhecimento de voz. Basta escolher uma tradução qualquer a partir do inglês, tocar no ícone de microfone e sair falando.

O aplicativo vai digitar o que você falou. Se ele identificar o que você quis dizer, ótimo! Sinal de que você está no caminho certo. Muito provavelmente uma pessoa real também vai te entender, considerando que a estrutura da frase também esteja mais ou menos certa.

Se você usa Windows Phone ou outra plataforma provavelmente existe algum aplicativo similar. Pesquise na loja de apps do seu smartphone ou tablet por “reconhecimento de voz”, “ditado”, “fala”, “voz”, etc.

Existem vários aplicativos que permitem que você fale e eles “convertem” em texto as suas palavras. Eles fazem uma transcrição automatizada do áudio.

Às vezes os aplicativos não reconhecem nem mesmo frases ditas por falantes nativos, então se você estiver falando tudo certo não se preocupe se eles não entenderem uma coisa ou outra. Aqui o Google Translate atualizado no Android funcionou melhor do que o Google Translate antigo no iOS. Todavia, a maioria das coisas provavelmente eles vão capturar bem. Só não se esqueça de checar se o idioma de entrada está configurado para inglês ou para o idioma que você está aprendendo, seja ele qual for. Tentar falar inglês com aplicativo configurado para captar português não vai funcionar, já que o aplicativo identificará os sons de forma diferente.

Além do Google Translate e outros aplicativos de texto, alguns sistemas permitem que você fale diretamente em qualquer canto que aceite texto. Dá pra fazer usando o teclado de digitação por voz do Google, por exemplo. Você pode tocar no ícone do microfone em praticamente qualquer aplicativo no Android que aceite texto. Então dá para usar o aplicativo de notas ou de email para escrever um texto em inglês pra você mesmo. Isso acaba sendo mais prático do que usar o Google Translate, que serve para frases mais curtas.

O Google Translate nos computadores e notebooks também funciona, há um ícone de microfone (não sei se funciona em todos os navegadores; no Chrome funciona bem). Basta escolher o idioma de entrada (inglês, no caso), clicar e sair falando. Experimente entrando no https://translate.google.com/.

ingles google translate
Depois que você estiver mais confiante, experimente conversar com pessoas! Sites de chats como Chatroulette e Omegle também podem ser bastante úteis para trocar ideias com estrangeiros, embora estes sites sejam usados mais para descontração do que qualquer outra coisa.

Enfim, corra atrás, pratique! Senão você não vai aprender nunca. Não dá pra deixar pra depois.



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *