Você NÃO VAI aprender inglês, se…

Você não vai aprender inglês, ou qualquer outro idioma, se não praticá-lo diariamente. Não encare como uma matéria escolar chata, encare como parte da sua vida.

Durante algumas horas por dia você deve ter contato com o idioma. Isso é o que diferencia as pessoas que aprendem das que não aprendem, mesmo estudando.

Um idioma é algo complexo e que exige muita prática e memorização de diversas palavras. Você não vai conseguir fazer isso como se decorasse uma fórmula matemática ou a tabuada. É necessário mais do que repetir. É necessário estar em contato o tempo todo. Ou pelo menos, grande parte do tempo.

Se você vive no Brasil, Portugal ou qualquer lugar onde o inglês não é o idioma oficial, certamente você não vai ouvir inglês a todo instante, a menos que procure. Então a chave é essa: esteja em contato com o idioma a maior parte do tempo possível!

Tente aproveitar o tempo livre para ouvir ou ler coisas em inglês.

“Ah, mas eu não tenho tempo!”

proibido

Pô, tem sim. Quase todo mundo tem tempo perdido com tarefas rotineiras e nem se dá conta. O tempo gasto no trânsito, por exemplo. O tempo gasto no banheiro. Ao lavar louça. O tempo gasto nas redes sociais, como Facebook, passando horas vendo o feed dos amigos… Daria pra reduzir um pouco e passar uma meia hora ouvindo coisas em inglês, né?!

Algumas dicas que eu poderia dar e que melhoraram radicalmente minha capacidade de ouvir e compreender textos, são:

  • Ouça ou assista coisas que você gosta. No meu caso, coisas de tecnologia, internet, ônibus, transporte público, biologia do sono, religião e ateísmo, etc. Ouvir coisas que você não curte normalmente se torna chato, você encara como uma coisa a evitar ou adiar… E na prática isso é ruim, já que acabará treinando bem pouco ou nada. Encontre vídeos e podcasts do seu interesse. Tem sobre tanta coisa!
  • Ao precisar fazer alguma coisa e ir buscar um tutorial ou receita na internet, experimente pesquisar em inglês. Provavelmente você encontrará muito mais material do que em outro idioma. A menos, é claro, que seja algo localizado.
  • Uma coisa que fiz e gostei muito foi usar apps de rádio na internet. Existem milhares de rádios dos Estados Unidos, Canadá, Inglaterra e tantos outros países que você pode ouvir. Sem compromisso, sabe? Só pra ter contato com o idioma mesmo, deixando de som ambiente. Pode ser notícia, esporte, música mesmo… Sem a pretensão de prestar atenção e entender tudo. Quando você nem perceber seu cérebro estará detectando palavras conhecidas e reforçando a memorização delas. Em vários momentos você se pegará prestando atenção ao que as pessoas estão falando. E dependendo do seu nível, isso te ajudará bastante a ficar mais acostumado e ir pegando dicas de pronúncias das palavras que você já conhece, mas que se sente inseguro ao falar!
  • Se possível, mude o idioma de exibição do sistema do seu computador, tablet ou celular para inglês – ou para o idioma que você estiver afim de aprender. Faça isso quando você se sentir mais ou menos confortável com algumas palavras básicas, claro. Quase todos os sistemas permitem a troca de idioma sem precisar reinstalar tudo. Basta ir na tela de configurações e localizar a seção de idioma de exibição.

Estas dicas são para quem já entende um mínimo de palavras em inglês. Alguém que não sabe nada nada, provavelmente não vai conseguir aproveitar o potencial disso. Se você não sabe nada e tem que começar do zero, recomendo fortemente que procure os vídeos do Telecurso (veja aqui, já separei todos para você!). Estão disponíveis na internet. Com eles você pode pegar as dicas iniciais, e depois que conhecer e identificar palavras comuns, aí sim vale partir para vídeos de inglês em inglês, podcasts, etc. Aqui nesse site já postei tantas dicas de fontes de conhecimento em inglês… Não fique parado, corra atrás!

O conhecimento não vai cair do céu na sua cabeça, nem se transferir automaticamente só por estar num curso. Lidar com idiomas exige um aprendizado constante. Não desista, você pode!



Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *