A falsa(?) tabela para aprender inglês

Não sei se era para rir ou para chorar quando vi a entrevista do Dangelo Ciccarini no Jô Soares. Ele comentou sobre seu método de ensino de inglês, e conversando com o Jô Soares contou um pouco da sua história de “bom vendedor”, empurrando tudo, fazendo o cliente comprar na base da picaretagem (é só ver a história do ovo de codorna). Curiosamente parece que ele aplica a mesma técnica no método de ensino que ele vende, o cara conversa tão bem que conseguiu enrolar até mesmo o governo do Rio de Janeiro. Que país é esse!

Bom, se você não viu, confira primeiro a entrevista (se preferir ver na Globo enquanto estiver disponível, clique aqui):

[infelizmente o vídeo original foi removido do YouTube!]

O Lanzetti publicou no YouTube um resposta longa e bem formulada a todo esse absurdo. Confira:

O método do Dangelo Ciccarini provavelmente não funciona, as línguas, linguagens, idiomas, seja lá o que for, não são ciências exatas. O que as pessoas falam, os sons que emitem e as formas como os representam num papel varia ao longo do tempo, de acordo com a região, grupos e fatos históricos, etc. Não existe regra geral em praticamente nenhum idioma natural. Você deve aprender ouvindo, falando, não tem como colocar as regras de pronúncias numa tabela porque existem muitas exceções.

Cuidado com essas propagandas. Cuidado com métodos de ensino de inglês (ou outros idiomas) que prometem “muito”, afinal nem tudo é possível.

Sem convivência com a língua desejada a todo instante é muito difícil aprender em pouco tempo, uma das melhores formas de aprender a falar inglês é ouvindo, e jamais você vai conseguir isso com uma tabelinha.

Chega a dar “nojo” de ver tamanha ignorância (ou má intenção) de alguns que tentam se aproveitar das necessidades das pessoas viu…

Eu vi isso primeiro no blog Inglês na Ponta da Língua do Denilso de Lima, e hoje num post do English Experts.

Nota: não nos responsabilizamos pelas opiniões emitidas nos comentários, a matéria original foi divulgada na Globo, no Jô Soares. Veja o vídeo do Jô e tire suas próprias conclusões!



60 thoughts on “A falsa(?) tabela para aprender inglês

  1. João Batista escreveu

    Valeu, Satri. Um País onde a escola pública é horrível, onde nossos governantes mandatários não precisam ser ditadores para se perpetuarem no poder, pelo poder, claro,onde nossos políticos são vaidosos e jamais dialogam com a Nação Brasileira para diminuir nossos problemas cotidianos e nossa violência que chega à beira de uma guerra civil, qualquer alternativa simples de aprendizagem e autosustentabilidade não passa de picaretagem para nossa elite mandatária e mídia burra brasileiras. Se a escola pública brasileira ensinasse pelo menos educação financeira, essa gentalha que se diz importante para o país já teria ido para o inferno.

  2. karlinha escreveu

    ate eu que sou 6 serie sei o ingles melhor que esse cara ai perdi meu tempo com isso

  3. satri escreveu

    Gente o Jô vem de berço de ouro, faz parte da elite do Brasil e artista e tem facilidade com línguas. Manda ele resolver problemas de exatas pra ver se ele não patina. E o Brasil tem de acordar para o mundo. Olha a coréia do norte, olha a china. Vocês acham que essa elite borolenta do Brasil vai querer que alguém aprende inglês.Não querem que nem aprendem português.O Brasil é um dos países que menos tem patente no mundo.Esse país ainda é colônia dessa elite.Esse cara é brilhante e o governo do rio esta de parabéns.E desses caras que o Brasil precisa.O Brasil precisa de inovação em todas as áreas,aqui só é bom se vem de fora .Se não fica aí assistindo os programas do Jô ,vê se você vai viajar para o estrangeiro no final do ano junto com Jô e essa elite.Acorda Brasil,se não pensarmos por nós mesmos, se não criarmos soluções para nossos problemas ,sempre teremos que pagar para os americanos ,europeus e asiáticos ,para que eles resolvam por nós por milhões e milhões de dólares.Agora a elite que você continue assistindo o programa do jô,num país com a menor distribuição de renda,ainda.

  4. Domingos Júnio Silva escreveu

    poxa faça melhor ao invés de criticar…

  5. João Batista escreveu

    Por favor, doutores e phD da língua inglesa: mostrem-me palavras da língua portuguesa onde as letras da palavra ‘Maria’ como, por exemplo, o som [fonema] de ‘a’ seja ígual a ‘ei’, igual a ‘é’, ou igual a ‘eh’ etc,; onde o som de ‘i’ seja igual a ‘ee’, igual a ‘ai’, igual a ‘ê’ ou igual a sei lá o que. Ora, me poupem, rsrsrsr.

  6. João Batista escreveu

    Não sei se é picaretagem ou falsidade a fórmula do dangeloo ou não, só sei que há algo nela que ajuda a internalizar melhor as palavras em inglês. Durante minha vida sempre comprei ‘bons cursos de inglês’ e nenhum veio com as 19 regras básicas da silabação inglesa, porque as mesmas proporcionam ouvir mais facilmente os nativos. Claro, sem essas coisas óbvias e fáceis é preciso passar anos e anos acompanhando cursos de inglês.

  7. João Batista escreveu

    Jovens, às vezes quero acreditar que a corrupção e o crime compensam no Brasil por causa da morosidade do Poder Judiciário. No dia em que nossa justiça se tocar e seus componentes otimizá-la, licitações públicas não engessarão mais nosso poder executivo, e político bandido não terá mais mandato e nem vendedor de crack destruirá nossos jovens, porque antes disso esses corruptos e traficantes pagarão com trabalho compulsório na cadeia os danos provocados a terceiros.

  8. João Batista escreveu

    O Jô Soares a quem vocês se referem é o mesmo que outro dia tentou tirar uma ‘onda’ com a cara do Caetano Veloso? Ora, acho que o Jô Soares ainda não descobriu que Caetano é um ícone da cultura brasileira e uma cabeça pensante. A máscara do Jô Soares pra mim caiu naquele dia.

  9. nelson escreveu

    Num país que somando os analfabetos reais e funcionais excede a 50%, onde a corrupção é institucionalizada em todos os segmentos da sociedade,tanto na esfera pública quanto privada, não vejo motivo nenhum para criticar alguem que simplesmente, de forma gratuita (coisa rara nesse país) quer facilitar pessoas sem condição de frequentar um “bom curso de ingles” a aprender um pouco mais pronuncia de palavras inglesas.

    Sorry for the hypocrites on duty!!!

  10. nilton escreveu

    GOSTEI DO MÉTODO. jÔ SOARES GOSTA DE CRITICAR AS PESSOAS, NÃO LEVA A SÉRIO O BEM QUE ALGUÉM TENTA EXPLICAR. CUIDADO COM SUAS CRÍTICAS. O BRASIL PRECISA URGENTE REVER A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO, POIS ESTÃO RECRUTANDO PARA AS FACULDADES PESSOAS DESPREPARADAS, SEM BASE. BASTA FAZER UM TESTE. (É MELHOR TER BASE, DO QUE SÓ DIZER: TENHO DIPLOMA).

  11. Sonia Soares escreveu

    Assisti a entrevista no Jô e confesso que fiquei surpresa com tamanha lábia que tem este cara.Sou professora de Inglês e acredito que se a pessoa tiver um bom conhecimento a passar,não importa tanto se ela não tem um diplomda maneira corretaa, mas que ensine as coisas da maneira correta. A pronuncia de window foi arrasadora,mas o pior foi quando ele disse em um de seus programas que a pronuncia do TH era de T, porque era isso que estava ali, um T. Pensei: o pior é que este cara pode ter um monte de seguidores.Aí a coisa fica feia!!!

  12. escreveu

    Eu não assistir a entrevista inteira..so pela metade,,, bom vou dar minha opinião,o cara so apenas um meio criativo,, ele criou esse metodo ,,pode aparecer outro e criar outro metodo,e por ai vai….se funciona o não .a escolha e sempre nossa…não adianta chorar leite derramado.

  13. elsonlino escreveu

    Embora você aprenda a ler, ainda assim teria que recorrer ao velho e amigo dicionário para saber a tradução; sendo assim essa tabela seria desnecessaria uma vez que eu tenha que recorrer ao dicionário onde esta a tradução e a fonética ao lado dela!
    elson@farol.com

  14. Lilian escreveu

    Adoro o Jô, mas acho que ele não deixou o Dangelo concluir nenhum dos seus raciocínios. Galera pode até ser furada, mas antes, verifiquem o que estão falando.
    Realmente até agora não ví nenhum professor de Inglês desmistificar o que o Dangelo falou.
    Fiquem atentos!!! Criticar e muito fácil.

  15. escreveu

    Carla Soares, o seu argumento diz exatamente o contrário do que você defende. Se você for lavar pratos nos EUA, não vai ficar pensando em gramática, vai aprender OUVINDO e FALANDO e não com uma tabelinha furada.

    Leandro dos santos, pelo contrário, quem tem a mínima noção de inglês sabe que ele tá falando bobagem.

  16. Camila escreveu

    Klaus, tem o objetivo de ajudar a pronunciar a linguagem… de forma bem errada né? O próprio Jô mostrou pro cara que o método dele é um absurdo… O cara que aprende com essa regra está bem longe de falar inglês.

  17. Klaus escreveu

    Tem mais, o cara que fez este site não irá se identificar?

  18. Klaus escreveu

    As pessoas que não são a favor do método deviam repensar. O método tem lógica e não tem o objetivo de ensinar inglês. Tem o objetivo de ajudar a pronunciar a linguagem, ou os que fazem comentários sabem pronunciar todas as palavras em inglês. Sabem?
    Dou os parabéns ao Sr. Dangelo.
    Dangelo, seu método ajuda sim o nosso país tão rico em educação.
    Vc já fez muito mais que muito políticos deste país.

    Abraço

  19. Plinio escreveu

    Pessoal, vcs sabem quantas palavras existem na lingua inglesa??? Podemos conhecer algumas, o problema é conseguir pronunciar qualquer uma delas bem, mesmo sem ter a menor noção do seu significado. Nada nessa vida vem do acaso, tudo tem que ter uma pequena exlicação, não interessa a origem dele, se ele é bonito, feio, tem vários mestrados, se é ladrão, se sabe falar inglês… O que deve ser levado em conta é se isso vai ajudar a alguém!!! Gostaria de perguntar aos muito bons, os ótimos, aos críticos, aos inteligentes, o que eles tem feito para mudar o mundo, falicitar a vida das pessoas… Creio que boa parte das pessoas, que estão postando aqui, são fracassadas, invejosas, e sem nenhuma educação. Pois as pessoas educadas, inteligentes, se detenhe em comer a carne do peixe, agora quem gosta de comer e se engasgar com espinhas…

    Façam uma avaliação minuciosa da fórmula e testem em milhares de palavras e vejam se funciona, agora dizer que o cara é um qualquer coisa, mostra realmente o nosso nível…

    Falo: Alemão, Chinês, Inglês, Espanhol e Português

    Foram através de pequenas dicas de cada lingua, que consegui aprender um pouco mais…

  20. Fabio escreveu

    “CARIOCA BURRO” (o “A” afeta o “I”) então fica: ” CAUIÓCA ÉS UM BUROM”
    kkkkkkkkk

  21. Fabio escreveu

    o método é perfeito!!!!!
    atingiu seu objetivo: enganou os trouxa, assim como os ovos de codorna kkkk
    O CARA É PICARETA DESDE CRIANÇA !!!!!!!!!!!!

    CONCLUSÃO; CARIOCA É BUUUUUUURRRRRRROOOOOO!!!, ELE SIMPLISMENTE VENDEU SEU PEIXE….

  22. RODOLFO escreveu

    O CARA É REALMENTE FERA, PELA ENTREVISTA QUE ASSISTI, A TABELA NÃO É PARA APRENDER A FALAR INGLÊS E SIM PARA APERFEIÇOAMENTO E APRENDIZAGEM NA PRONÚNCIA DA LÍNGUA INGLESA. O PROBELA É QUE EXISTE “A ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS” QUE DÁ MEDALHA PARA BURROS E IGNORANTES E QUE NEM SEQUER LÊ UM LIVRO E CRITICAM OS IDEALIZADORES.

  23. escreveu

    Carlos, justamente, COMPRA QUEM QUER!!!
    Não o governo do RJ, que é sustentado com dinheiro PÚBLICO, né!!!

  24. escreveu

    Olá,
    Primeiramente, gostaria de parabenizar pessoas como o Sr. Dangelo Ciccarini, assim como o Sr. Denilson de Lima. Essas pessoas merecem toda a consideração por estarem tentando criar uma forma de entender uma língua. Especialmente a Língua Inglesa que por ter se originado de vários dialetos e ainda ter se mesclado ao Latin tornou complexa para entendimento entre leitura e fala. As idéias dessas pessoas podem não ser perfeitas, mas já vem nos ajudar de alguma forma. Como tudo na vida, precisamos tirar o que nos agrada e enriquece e descartar o que não tem relevância. A verdade é que precisamos respeitar as pessoas que conseguem criar idéias e ganhar dinheiro com elas. Se alguém investiu no projeto/livro é porque achou interessante. Compra quem quer. É muito fácil criticar, então invente algo melhor e pronto!

  25. Fabiano escreveu

    Nitidamente “Prof Dr. Dangelo Ciccarini” é um picareta que ganha dinheiro até mesmo vendendo ovos de codorna supervalorizados e vendendo livros com informações idiotas para pessoas estúpidas, como dito durante entrevista no programa do Jô.

    Acho que a regrinha “do Dr. Dangelo” possa ser empregada em alguns casos, bit e bite por exemplo. Acredito que para alguns casos até possa ser interessante quando se estuda a pronuncia de algumas poucas palavras do inglês.

    O grande problema é que quando aprendemos inglês no Brasil não nos preocupamos com a pronuncia. Quando você vive em outro país, que é o meu caso, se fazer “entendível” é, em geral, é mais importante que toda a teoria linguística por trás da comunicação. De fato, seria muito mais compreensível que o método do Dr. Dangelo fosse adquirido por vendedores ambulantes, ao invés de pelo Estado do Rio.

    A patologia da qual Dangelo Ciccarini sofre é falar de coisas das quais ele não entende, não é especialista, não tem formação e não domina. Isso é até comum e compreensível, é o mesmo problema do qual sofre o autor do blog ao falar de matemáticos e trocar logaritmo por algoritmo (video 3 – 4.02 min).

    Aprendi uma coisa na minha vida que foi filtrar as informações que recebo, independente de onde tenha vindo.

    Por isso, muito obrigado aos dois. Aprendi muito hoje.

    Parabéns aos dois. Um pela picaretagem que põe comida na mesa da casa dele e ao outro por todo o conhecimento linguístico e pela luta em defesa ao método científico!

  26. Iuri escreveu

    Não existem limites pro ridículo. Dou aula de inglês há 6 anos e nunca vi uma coisa tão hilária e surpreendente como essa. Tossir o alfabeto?! Pronunciar palavras rapidamente, normalmente e lentamente?! IUAHUIAHUIAH Sr. Dangelo não se formou em inglês, nem ao menos fala inglês… Quando ele apresentar algum certificado que prove que ao menos inglês ele ja tentou estudar na vida, ele talvez ganhe algum respeito, mas por hora ele não passa de mais um trambiqueiro no Brasil.

  27. tássya escreveu

    o cara tá vendendo o peixe compra quem quiser,é lógico que ele é um embromador nem é professor de inglês…e outra quem comprou o método dele é que nem ele..mais enfim cada um faz o que pode e desde pequeno parece que a habilidade do dângelo é enrolar,vender e emgrupir kkkk
    mais ele não está roubando então compra quem quiser ,governo do rio ou o vendedor de coco sei lá

  28. alysson escreveu

    gosto de pessoas que facilita o ingles;mas eu sei que tem um método igual a pronunciar como no portugues ex:ca-sa,bo-la…

  29. justin escreveu

    E o Brasil querendo fazer a copa do mundo….

    E o Brasil querendo fazer a olimpíada….

  30. Assessoria Dângelo Ciccarini escreveu

    Cara Laura, é justamente isto que estamos esperando, queremos que ache alguem, será que não tem nenhum professor no país ou fora capaz de conseguir provar que pelo menos metade da fórmula não funciona. Olha só faltam 02 meses, sabia…. Como você mesma, até o ministro da educação……
    Continue tentando….

    Abraços

  31. Laura escreveu

    Impressionante como esse cara conseguiu enrolar não só o Governo do Rio de Janeiro como também o Ministro da Educação.Muita ajuda política e muita falta de vergonha na cara.Como disse o Jô, esse mau caráter é o maior vendedor que eu já vi.Vendeu,por uma fortuna, uma super embromação. Tomara que alguém apareça mesmo para desmascarar esse picareta!!!

  32. Assessoria Dangelo Ciccarini escreveu

    CONCORDAMOS COM O COMENTÁRIO DE TODOS, MAS QUEM NÃO CONCORDA É FÁCIL, GANHE O DINHEIRO DO DEPUTADO, OU SERÁ QUE O TANTO QUE ESTUDOU NÃO É SUFICENTE PARA APONTAR OS ERROS. ESTUDAR NÃO É SINÔNIMO DE QUE TENHA APRENDIDO ALGO.

    ATENCIOSAMENTE A TODOS.

  33. Dorival Cardozo escreveu

    A Tabela de Deangelo Funciona Perfeitamente ! Não é uma farsa !

    No brasil, todos que tem certo sucesso ou criam algo são perseguidos, faz parte de nossa cultura de 3o. Mundo.

    E o pessoal do setor acadêmico detesta quem consegue criar algo fora dos ambiente escolar.

  34. Carlos Vrosmer escreveu

    De otário e mané ele não tem nada. Otário e mané sou eu que pago impostos e os vejo sendo entregues a sacanas ao invés de serem investidos em educação de verdade. Um vadio que não conseguiu fazer engenharia pq. não tinha saco pra assistir as aulas certamente não tem a disciplina necessária para conceber e elaborar métodos de aprendizado, excetuando-se, é claro, o aprendizado de maracutaias. Eu ralei o traseiro em uma só escola de engenharia até me graduar e o governo do RJ não me dá nada além de dissabores. Por fim, como é que esse espertinho não consegue falar português corretamente e quer ensinar qualquer coisa aos outros? O domínio do seu idioma é a base para aprender ou ensinar tudo, inclusive outros idiomas. Vá lamber sabão!

  35. Pão Doce escreveu

    Ele é um mané e o Jô tava era zuando da cara dele…que idiota esse cara!!!

  36. Assessoria Dangelo Ciccarini escreveu

    “A falsa tabela para aprender inglês”, Caros amigos, então está muito fácil pagar ganhar os R$76.000,00 que o Deputado Aelton Freitas está dando para quem provar que a tabela é “FALSA”, e só precisa provar que metade dela não funciona, todo o texto está no livro “2012 d.c. e o segredo do alfabeto”; aí vai o endereço no YOU TUBE, provem que são bons, ganhem o dinheiro….. http://www.youtube.com/watch?v=BTCbsZmFbno , ou achem com o texto” A RESPOSTA DANGELO CICCARINI DESAFIO AELTON FREITAS”, vale somente até dia 26/07/2011, twitter@dangeloo!

  37. Assessoria Dangelo Ciccarini escreveu

    “A falsa tabela para aprender inglês”, Caros amigos, então está muito fácil, pagar ganhar os R$76.000,00 que o Deputado Aelton Freitas está dando para quem provar que a tabela é fácil, aí vai o endereço no YOU TUBE, provem que são bons, ganhem o dinheiro….. http://www.youtube.com/watch?v=BTCbsZmFbno ” A resposta dangelo ciccarini desafio, vale somente até dia 26/07/2011, twitter@dangeloo!

  38. Celso escreveu

    Esse técnica de ensino É UMA PIADA, E COMO TAL ME LEMBROU UMA: Um machão chamado Miguel, carinhosamente chamado de UEL. NOTA 10 no “PICARITY METODE CICA DE INGLÊS”, querendo impressionar um outro machão(o Carlão) que não entendeu nada. Na festa de formatura do curso, estende uma faixa na avenida principal da cidade em solidariedade ao Carlão reprovado:
    “UELCOME CARLÃO”

  39. Leandro dos santos escreveu

    Bom cara o que o Dangelo fez foi ajudar
    As pessoas que tem Base em Inglês… Concerteza o metodo dele Não vai ensinar niguém a sair falando Inglês mais de fato ajuda quem já tem algum conhecimento.

    Eu gostei do metodo da tabela dele.
    Talvez nao seja completamente correta mas
    Eu gostei.

  40. Marcos escreveu

    Oh pessoalzinho implicante!! hehehehe
    O cara saca pra carai do INGRÊS!
    Triste é quando ele maltrata o Portuga. Reparem: 4:54 – “Como deve ser feito: PRIMEIROS aplica-se as exceções…”
    hauhuahuahuahauhauhauhauhauahuah
    vcs são mto implicantes… huahuahuhauhauhauahuhauhauahua
    Riam pra nao chorarem cariocas conterrâneos.
    hauhauhauhauhauhauhauhauha

    snif, snif, snif…

  41. Monica escreveu

    Eu me diverti.
    Nunca vi ninguem tao imbecil.
    O governo do Rio esta de sacanagem,,,,,

  42. jose escreveu

    Pessoal que o cara é picareta não resta dúvida… vendedor desde criançinha rss! porém o que ele vendeu ao governo do rio, foi apenas um método de “como se pronunciar as palavras em inglês” mas nada… ele não disse que a pessoa sairia conversando em inglês e sim ele sairia depois do tal curso lendo em inglês… fora isso a entrevista foi fodastica o jô humilhou o método dele dizendo que seria muito mais prático se a pessoa aprendesse a falar em inglês (aos 10.18 min) só ai ele quebrou o tiozinho em pelo menos 100 pedaços… rssss…. Sem contar que ensinar a falar em inglês mas não ensinar a responder em inglês é barca furadíssima… rss… Jô é fods hauhuahuahuahua

  43. escreveu

    Carla, só a pronúncia de “window” dele foi o fim… Vc quer mais o que? Se for ensinar que ensine certo pelo menos..

  44. Carla Soares escreveu

    Nao concordo com esse ataque ao car que inventou esta tabela, pois ele está tentando facilitar a vida de quem quer aprender ingles, a tecnica dele tem uma logica – se vc for lavar pratos nos EUA vc aprende ouvindo ingles, enqunato ele aprende ele nao fica pensanddo qual é o verbo, qual o pronome e qual o substantivo, na verdade se aprende com sons, acho que vc perde seu tempo atacando o cara que tenta facilitar as coisas – joga no lixo o diploma pois vcs sao bitolados e nao ver fora da caixa…

  45. Carlos B. escreveu

    Eu tenho pena das pessoas que defendem esse picareta. Coitadas, se iludem em aprender inglês com esse falso macete. Mesmo, se por algum milagre, esse macete funcionasse ainda não seria um curso de inglês. O cara f…. a fonética inglesa toda. Eu parabenizo o Jô Soares por ter feito piada do cara. O Jô já devia ter manjado. Gente, picareta tem em todo lugar, nós temos que ser espertos com isso.

  46. escreveu

    Absurdo! Como é que pode… O cara ainda tá na dele, mas o governo do Rio? Poxa vida!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *