por Marcos Elias
Não é de hoje que descobri uma técnica eficiente para aprender inglês ou qualquer idioma, mas só recentemente comecei a praticar. E já vi resultados! Já tendo um conhecimento inicial básico de algumas palavras ou frases, o que você precisa para aprender de vez a falar sem medo?
Basicamente: usar. Falar, escrever, repetir. A técnica do shadowing pode parecer tão boba… Mas sua eficiência será percebida imediatamente. E o melhor de tudo: Você pode começar com textos do seu nível a qualquer momento, e de graça!

Imagem de Darmyn Jean-Louis (Creative Commons)
Basicamente trata-se da repetição ou imitação. Você ouve um texto que gosta ou domina, que já entende o que quer dizer. E então fala junto com a voz original, imitando inclusive o sotaque e entonação. Sacou? Você será um imitador das falas. Em tempo real, ou seja, enquanto a pessoa fala você vai repetindo.
Desta forma você aprimora várias coisas de uma só vez no seu inglês: o listening (capacidade de ouvir), a pronúncia, as palavras do texto em questão e também as expressões e ligações (conjuntos de palavras que normalmente são usadas juntas).
Quase sempre no começo será bem estranho, mas depois você se acostuma. Comece com textos básicos que você compreende e já domina. Pode ser uma palestra, apresentação, aula, discurso, entrevista de algum artista que você gosta… Com tantos sites de vídeo e podcasts na web, achar material será o de menos. O YouTube é excelente para achar de tudo em vários idiomas! Afinal a técnica pode ser usada para aprender e aprimorar qualquer língua, não só o inglês.
Minhas recomendações para praticar english shadowing
Particularmente gosto de usar textos calmos, pois se falam rápido não consigo acompanhar. Os videos do Mr Duncan ou os podcasts do English as a Second Language são uma boa pedida! Gosto também dos áudios do Método Callan, um curso pago com um método diferenciado que ainda falarei aqui (não é propaganda não, é que gostei muito dos mp3 deles, tanto para aprender seguindo as aulas como para repetir na prática de shadowing).
Se for difícil acompanhar, vá pausando a cada frase que você pegar e repita. Com pouco tempo sua prática irá melhorar. Faça um pouco por dia. Você pode ficar firme no mesmo texto até conseguir imitá-lo por completo, não precisa se preocupar em decorar… Se o vídeo for legendado ou se você tiver uma transcrição do áudio a coisa fica melhor ainda! Acho mais fácil acompanhar assim as palavras seguintes, sem precisar ficar se esforçando pra lembrar o que será dito a seguir.
Esse método é conhecido por shadowing, relacionado a “sombra”, já que você repete tudo o que ouve, enquanto ouve.
Recomendo praticar com falas normais, não com músicas, para pegar o jeito de uma fala real. Na vida real ninguém fica cantando o tempo todo, né? Se você tiver afinidade com o tema, melhor ainda! Vai dar mais prazer. E gostar é fundamental, senão você vai acabar abandonado a prática muito cedo. Eu amo tecnologia, computação… Adoro fazer isso com videos de keynotes (apresentações) da Apple, Microsoft, Google e palestrantes de software livre. Escolha algo que você gosta. Ficará mil vezes mais fácil.
Algumas dicas para melhorar a técnica de shadowing
- Comece com falas mais lentas e vá avançando aos poucos. Além dos vídeos do Mr Duncan e do ESL Pod que já citei, há vídeos de histórias no YouTube contadas em ritmo devagar, perfeitas para praticar!
- Se não puder acompanhar, vá pausando a cada frase antes de repetir.
- Você pode gravar sua voz para comparar seu progresso depois! Repita o mesmo texto alguns dias ou semanas depois, assim você verá seu progresso evoluindo.
- Recomendo ouvir com fone de ouvido e gravar em outro aparelho (usando dois celulares ou um iPod, notebook ou PC, por exemplo). Assim a gravação pega só a sua voz. Ficará muito mais fácil para analisar seu progresso depois.
- Antes de tudo, habitue-se ao áudio. É essencial que você já tenha uma noção das palavras e do contexto. Ouça algumas vezes antes de sair repetindo, se necessário busque a tradução… Ouça pelo menos uma vez antes de tentar repetir.
- Se tiver o texto escrito, melhor ainda! Fica mais fácil acompanhar com uma transcrição do áudio (ou legenda, se for vídeo).
- Na primeira vez você pode até se perder, sem conseguir acompanhar o áudio. É super normal! Faça algumas vezes com o mesmo texto até pegar a manha. Na terceira ou quarta vez você estará se perdendo menos. E depois de umas 10 vezes você será capaz de ler o texto sem precisar acompanhar a voz!
Os benefícios são incríveis!
Isso permite pegar prática na pronúncia e no sotaque também, trazendo ganhos incríveis em pouquíssimo tempo. As crianças não aprendem a falar repetindo os seus pais? Pois bem! A técnica é simples mas extremamente potente.
Esta técnica é magnifica! Em poucos meses ela vai dar um up danado no seu inglês. Se você está cansado de estudar e não vê progresso, experimente!
Vou abordar este tema mais vezes aqui no blog mais pra frente. Fiquei fascinado e vi que perdi muito tempo antes… Se eu tivesse feito isso há alguns anos, hoje teria um inglês bem melhor…
Uma variação desta técnica pode ser usada para aprimorar a escrita e fixar conceitos: Use áudio e vídeo em inglês como ditado! Ouça, pause e escreva. Transcreva vídeos. Suas capacidades de escrita serão exercitadas como nunca assim.
Enfim, espero que goste! Com foco e determinação você consegue. Não deixe para começar depois! Comece hoje!
Olá Anderson, excelente observação! Esta forma permite praticar como um nativo, fixando na mente as estruturas junto com a pronúncia, e sem muito esforço. Fico bobo de ver quanto tempo perdi antes de começar a fazer isso, hehe!
Abraços!
Engraçado, eu também cheguei nesse ponto, descobri isso com minha filha Heloísa.
Eu percebi que ela ficava reparando da minha boca e em minha fala, e enquanto eu falava ela mexia vagarosamente os lábios junto comigo.
Heloísa só tem 2 aninhos e esta aprendendo seu idiona nativo, e através disso percebi que poderia fazer o mesmo que ela.
Então eu escolhi imitar um youtuber Michael Stevens https://www.youtube.com/channel/UC6nSFpj9HTCZ5t-N3Rm3-HA
Passei a memorizar frases que ele sempre repete e o tom de sua voz.
Realmente uma dica fantástica.
Quanto estiver autosuficiente em ingles, pretendo contar minha trajetoria de aprendizado.
Abraços
Obrigado pelo comentário Aída! Espero que o site sempre agrade :)
Marcos Elias,
Gosto muito do seu site; suas dicas e orientações são incríveis! Obrigada.