por Marcos Elias
Forever alone? Não tem amigos que falam inglês? Tem, mas não quer atormentá-os com seu inglês zoado?! Seus problemas acabaram!
Eu uso uma tática há um bom tempo, e nos últimos meses peguei mais firme nisso. Recentemente postei o que julgo ser a melhor técnica para aprender inglês sozinho, e esta pode ser um complemento dela.
Depois que você já consegue ler e ouvir algumas coisas, como falar inglês? É uma coisa difícil se você não tiver com quem praticar. Afinal de contas, precisa ter um interlocutor para ouvir e dar algum feedback ou retorno!
Desconsiderando questões gramaticais por um momento, uma das maiores dificuldades de todos os tempos no inglês é com a pronúncia. Temos o hábito de tentar levar os sons da nossa língua para a que estamos aprendendo. Mas isso não funciona: cada idioma é algo único, por mais semelhanças que os idiomas possam ter com outras linguagens. Não adianta tentar levar os sons do português para o inglês, ou vice-versa. “a” não é sempre “a” em inglês.
Bom, como resolver então?! Uma técnica infalível que você pode usar de graça lhe permitirá saber se o que você está falando está no caminho certo ou não. É mais simples do que parece! E de quebra, como você praticará sozinho(a), não precisará ter vergonha nenhuma! Vamos lá.
Como praticar inglês sozinho: fale com um programa de computador!
Os sistemas de reconhecimento de voz estão bem evoluídos. Muitos são fechados e proprietários, bem caros. É uma tecnologia normalmente restrita a uma pequena parcela da humanidade. Sistemas de ditado eletrônico permitem que você dite algo com sua voz, e um software converte aquilo em texto. Nos últimos anos vários fabricantes de software andam incluindo sistemas de reconhecimento em seus produtos, seja online ou offline. É o caso da Apple, Google e Microsoft.
Aí que entra esta tática: Você pode falar com o computador. Se ele reconhecer as palavras que você disse, sinal de que sua pronúncia está bem próxima da correta!
Simples assim!
Depois de praticar algumas vezes, você ficará mais confiante quando for falar com alguma pessoa real. Existem vários locais onde achar pessoas para praticar, como grupos de inglês no Whatsapp (você acha vários em grupos no Facebook).
É melhor do que sair falando tudo errado logo de cara, especialmente se você for tímido ou ficar travado diante de pessoas reais. Cantarole no chuveiro, fale com os softwares… Seu inglês irá melhorar muito! E repita áudio ou vídeo! Você vai melhorar radicalmente também se repetir o que falantes nativos dizem. Pratique um pouco da técnica de shadowing diariamente e em algumas semanas você já poderá sentir um resultado.
Explicando na prática: usando o SpeechNotes
Gravei um vídeo no meu computador onde mostro na prática o que quero dizer. Veja que o software reconheceu tudo o que eu falei! Por mais que a minha pronúncia esteja incorreta ou com forte sotaque brasileiro, é um meio caminho andado! Assim fico mais confiante ao lidar com pessoas reais depois. Assista, vale a pena:
https://www.youtube.com/watch?v=tQzOyZhhta4
O site que usei foi este: https://speechnotes.co/. Ele funciona melhor no Chrome, outros navegadores podem ainda não ser suportados.
Existem vários outros métodos, até mesmo no celular. Destaco o ditado por voz no Windows 10 com a Cortana (é necessário alterar as configurações do Windows para inglês para utilizá-la), com o Siri da Apple ou com a entrada de texto por voz do Android. Geralmente basta ativar o suporte ao inglês nas configurações de idioma e teclado, alternar para o teclado em inglês e depois tocar no microfone, em qualquer campo de texto! Logo logo gravarei um vídeo disso no celular.
Não se desespere porque os softwares não são perfeitos, às vezes eles têm dificuldades para compreender os próprios nativos! Tenha paciência, fale um pouco mais devagar… Se tiver dificuldades com sons específicos de inglês, não deixe de conferir este guia:
Separei diversos vídeos de nativos com foco na pronúncia de sons específicos. Treine bastante e depois tente falar no microfone novamente!
Aproveitando, comecei a gravar alguns vídeos em inglês, dando a cara a tapa durante meu aprendizado… Hehe. Pode parecer um mico, mas os resultados virão. Já estão vindo!!! Eu iria fazer isso há três anos, mas enrolei demais. Agora é pra valer =) Se tivesse começado lá atrás, estaria bem melhor hoje.
Enfim, espero que curta a dica! Você já treinava assim antes? Experimente com frases simples, tipo “I love you”, “I am going to school”, etc. Se o programa reconhecer, ótimo!
Achei as dicas super válidas, Marcos.
Quando aprendi inglês, a gnt só tinha CDs para ouvir e repetir, sem saber se estava falando tudo certo.
Eu acredito que qualquer tipo de prática que nos mantenha em contato com a língua que estamos aprendendo é válida.
Principalmente se o contato for ativo, soltando a voz mesmo!
Eu gosto de usar um aplicativo Android chamado Echo Practice. Ele também tem reconhecimento de voz, como a que você mostrou para o navegador.
O aplicativo abre o microfone pra que você fale as frases em seguida, avançando sempre que você acerta.
Como você mesmo disse, muita gente tem vergonha de por a cara a tapa quando está aprendendo. Então, melhor errar quando ninguém está vendo pra dar um show quando estiver cara a cara com alguém de verdade.. kkkk
Espero ter contribuído com seus leitores sobre como praticar inglês sozinho, usando as ferramentas disponíveis gratuitamente hoje, que não tínhamos há uns 10 anos atrás.