Você gosta de videogames ou simuladores? Saber um pouco de inglês lhe ajudará muito a lidar com a maioria dos jogos.
Apenas uma pequena parcela dos jogos são traduzidos, e isso não é so com o português: ocorre com a maioria dos idiomas. Os motivos são os mais diversos, mas o principal deles é o custo. Não sai barato traduzir um jogo, pois há muitos elementos que precisam ser conferidos exaustivamente. Pior ainda quando há falas dos personagens. Se traduzir em texto já é tecnicamente complicado para muitos desenvolvedores, imagine então ter que contratar vários dubladores para gravar as falas…
Por isso a grande maioria dos jogos aparece apenas em inglês ou em alguns poucos outros idiomas. Grandes estúdios têm tempo e recursos para bancar traduções, mas muitos desenvolvedores independentes e pequenas empresas, não.
Saber um mínimo de inglês, ainda que apenas na leitura, já lhe ajudaria imensamente. O fluxo do jogo ocorreria sem (ou com poucas) pausas. Isso é importante nas cenas rápidas, como em jogos de tiro em primeira pessoa (FPS). Você simplesmente não tem tempo para ficar traduzindo palavra por palavra quando as falas ou instruções aparecem. Precisa bater o olho e já sacar, como ocorreria no seu idioma nativo. Ainda que perca algumas palavras, com prática não demora muito para entender a essência das principais frases.
Está vendo? Saber inglês não ajuda apenas no âmbito profissional, mas também pessoal e de entretenimento.
Se você se limitar ao seu idioma nativo estará perdendo grandes chances de ter muito mais diversão com jogos e atividades que você gosta.
O lado bom de aprender com jogos é que não há exigências profissionais: você aprende ou se dedica no seu ritmo. Cada ano que você adia você deixa de curtir coisas que poderia gostar, e lá na frente um dia poderá ser tarde demais, já que estará velho e o tempo não volta…
Por fim, nada em termos de aprendizado de um idioma (seja o inglês ou outro qualquer) será desperdiçado. Cada coisinha que você aprende e usa lhe servirá em várias outras situações. Aprender inglês para jogar videogames ou se divertir lhe trará benefícios em todas as áreas, afinal o seu inglês ficará cada vez melhor!
É isso, não deixe para amanhã. Confira aqui no nosso site diversas outras dicas e métodos para praticar seu inglês. Você nunca vai aprender tudo de uma vez, mas se ficar enrolando aí é que nunca aprenderá nada mesmo.
Como os jogos são programas, para ficar mais acostumado você poderia trocar o idioma do seu sistema operacional no computador e celular, tablet ou smartphone para inglês. Assim você começa uma espécie de “imersão no inglês” sem precisar viajar, aproveitando o idioma em todos os momentos. Pode não parecer mas isso ajuda muito!!! Usar softwares em inglês em vez de português também ajuda, você fica mais familiarizado com o idioma e vai ampliando o vocabulário aos poucos. Não se preocupe se não entender tudo, isso é normal. Um passo de cada vez ;)
muito boa a iniciativa rapaiz!