5 coisas que atrapalharam meu inglês – E estão atrapalhando o seu!

por Marcos Elias

Geralmente só pensamos nas coisas boas ao falar do aprendizado de idiomas, mas convenhamos: nem tudo são flores. Existem práticas que nos atrapalham e demoramos a perceber! Quando descobrimos e podemos tomar uma ação a coisa muda. Ou deveria mudar ;)

Nos últimos anos eu tenho focado mais nos estudos de inglês por conta, mas ainda assim existem alguns “fantasmas” que me atrapalham. Talvez você se identificará com alguns deles, talvez com todos… Isso tem me feito perder tempo. E o tempo não volta!

girl sad face

Imagem via The Photographer

Vamos aos tópicos!

Focar demais em livros

No começo eu focava demais em livros de inglês. Quase tudo que estudava vinha de livros. Não que os livros sejam algo mal, não são! Mas o aprendizado de um idioma não pode se dar apenas desta forma. Como resultado eu ficava com um inglês muito “mecânico” na mente, sem conseguir formar frases usuais e com dificuldades absurdas de compreender áudio e vídeo. Nem precisa dizer o motivo, né?!

Estudar gramática demasiadamente também pode te atrapalhar muito. E os livros são recheados de gramática! Você não precisa decorar gramática para aprender inglês ou um idioma qualquer, como já comentei em vários outros textos. Uma criança aprende a língua materna com contato, com exposição! Se expor ao idioma constantemente (diariamente, de preferência) será muito mais eficiente do que enfiar a cara nos livros por 3, 4 horas… Acredite! Não dispense totalmente materiais escritos, mas por favor, não foque demasiadamente neles. Senão você não sairá do lugar.

Demorar demais para dar o pontapé inicial

Esse é um problema clássico pelo qual passei no início. Geralmente as pessoas pensam “opa, vou estudar inglês”. Ótimo! Seja numa escola ou por conta, ou com um curso online de inglês, o primeiro passo seria iniciar os estudos de fato. Ou seja, começar, não só ficar falando que vai começar!

Vendo pelos meus amigos, a maioria adoraria estudar inglês. Ficam fascinados ao ver que podem aproveitar melhor a internet (a maior parte do conteúdo da web está em inglês!). Quem lida com TI então, teria ganhos exponenciais na carreira com um inglês bom. Tá, mas e os estudos?!

Boa parte procrastina demais e não estuda, ou lê uma coisa ou outra de vez em nunca…

Enquanto isso há gente lá fora estudando como pode: com livros, com vídeos, com podcasts gratuitos ou com tudo isso junto…

Então chega de desculpa e comece! Não será do dia para a noite, mas você precisa começar em algum momento. Conforme o tempo for passando, outras pessoas que já começaram irão estar num nível melhor que o seu… E se você demorou, comece agora! Afinal há mais gente que está começando e irá iniciar em breve… O que importa é dar os primeiros passos.

Se você não tem ideia por onde começar, leia com atenção esta página aqui, ó:
http://aprenderingles.explorando.com.br/comece-aqui-gratis
Centralizei ali todas as referências para quem quer aprender inglês do zero.

Você raramente vai aprender com uma fonte só, mesmo se pagar por um curso! Você tem que “aprender a aprender”, e então irá encontrar conteúdo útil de várias fontes. Se não sabe nada MESMO, comece com as aulas de inglês do Telecurso. Só com os vídeos já dá para ter um grande avanço, começando do nada! Você terá material em português produzido por uma equipe com alta reputação no conteúdo, aprendendo os passos iniciais do básico mesmo. Ele é útil também para quem aprendeu o básico na escola pública (ou mesmo particular, como a Beatriz). O preço? Os vídeos do Telecurso são de graça na internet!

Depois que já tiver umas frases e palavras na mente, fica beeem mais fácil seguir para outros sites de conteúdo, dicas dos vloggers no YouTube, podcasts, etc. Sem o básico você não vai sair do lugar!

Achar que para aprender tem que ter dinheiro

Essa é uma mancada que você dá com você mesmo, se você pensar assim!

Pagar por um curso de inglês pode agilizar o processo, afinal você terá material, professores e um guia contínuo. Mas isso não fará tudo. Muita gente coloca o dinheiro acima de tudo na hora de escolher um curso. Acha que, apenas por estar pagando, irá aprender automaticamente. Não é bem assim!

Grande parte das pessoas que estudam em escolas de inglês saem de lá sem conseguir se comunicar, ou levam muitos anos para ter progresso. Enquanto isso há gente estudando pela internet, sem pagar nada, e compreende textos bem mais rápido…

Vai de cada um, mas um FATO é que precisar de dinheiro pode ser considerado um mito. Existem muitos materiais grátis na internet, se você souber procurar conseguirá ter avanços. Desde que já tenha um meio de acesso à internet, você não precisa gastar a grana que não tem para aprender inglês. Na página para iniciantes neste site eu destaco os principais sites gratuitos! E certamente existem muitos outros!

Se você não pode pagar por um curso, não fique sem estudar! Existem cursos online para todos os bolsos, mas eles não fazem milagres. Tudo dependerá também do aluno. Comento um pouco disso neste artigo: cursos online de inglês valem a pena? Pagar um curso não garante nada se você não se dedicar e estudar. Aí vem o próximo tópico, que afeta a vida de milhares de estudantes, inclusive a minha:

Falta de disciplina

De longe este é o meu maior defeito. Até hoje! Eu não tenho disciplina para seguir algo continuamente. Seja ouvir podcasts ou ver os vídeos do EngVid, eu sempre fico num ritmo legal por uma ou duas semanas, mas depois desando, começo a procrastinar e paro de acompanhar… Aí volto com tudo, depois largo novamente… Isso tem me atrasado.

Neste artigo convidado há algumas técnicas que você pode aplicar para se auto disciplinar: o jeito mais fácil para aprender inglês rápido. Dê uma lida, poderá fazer a diferença!

Eu estou tentando mudar, prometo ;-) Tente você também!

Querer dar um passo maior do que a perna!

Em maio publiquei um artigo que, apesar da baixa repercussão, considero ser um dos meus melhores. Tem que ter foco!

Se você não quiser, não precisa colocar meta! Não vamos colocar meta. Vamos deixar a meta aberta, mas, quando atingirmos a meta, vamos dobrar a meta. Hehe desculpe a infame piada. Mas é por aí. Veja o estado em que anda o país rs…

Sem meta, sem objetivo, você não tem como mensurar os ganhos!!! Estudar tudo pode ser quase igual a não estudar nada!

Um exemplo prático: você se esforça para estudar podcasts (mesmo sem compreender tudo), depois corre atrás de vídeos de gramática, de pronúncia, estuda tabelas de verbos no livro do ensino médio que tem largado em casa…

Aí depois vai usar um programa em inglês, dá um erro e você não tem a menor ideia do teor da mensagem. Ou ao seguir um tutorial no YouTube. Ou uma receita. Ou ao ouvir uma saudação no Omegle. E aí, como fica?

Tem que ter uma meta, mas uma meta atingível a curto prazo. Não precisa dar um passo maior do que a perna, comece devagar!

Por exemplo, se você não sabe NADA, coloque como meta aprender frases curtas para apresentações de pessoas. Números, nomes de cores, animais. Verbo to be, verbos regulares (são infinitamente mais fáceis do que no português, pois a terminação não muda!).

Quando estiver mais avançado, coloque outra meta um pouco maior!

No meu caso eu amo informática, trabalho com blogs e sites e um pouco de programação. Eu me foquei demais em textos técnicos de informática. Hoje consigo acompanhar tutoriais e palestras graças a isso! E claro, o conhecimento e experiência me permitem acompanhar vários outros tipos de materiais em inglês também, afinal boa parte das palavras são as mesmas.

Se você vai viajar para um lugar onde falam inglês, o ideal seria uma meta de conversação básica, afinal você não passará tanto tempo lendo coisas ou vendo tutoriais. Entende o ponto que quero chegar? Se você colocar metas curtas você conseguirá atingi-las mais rápido. Se você tentar aprender todas as técnicas para uso em todas as situações, no final você poderá ter um pouco de conhecimento em cada uma delas, mas na prática ficará travado ao tentar utilizá-las, quando os livros e guias de referência não estiverem por perto.

Ter uma meta curta e atingi-la é melhor do que ter uma meta bem abrangente (vamos dobrar a meta rs…) e não conseguir chegar nem a 10% dela com o tempo. De meta curta em meta curta você vai dobrando as metas (prometo, parei com isso!). Sem foco e sem determinação você ficará perdido, tomando ações no impulso, gastando dinheiro com cursos que muitas vezes nem são tão bons assim…

Pense nisso!



2 thoughts on “5 coisas que atrapalharam meu inglês – E estão atrapalhando o seu!

  1. Magda escreveu

    vou começar, 22/08/2015 peguei tuas dicas de o que atrapalha e tambem dos sites de cursos gratuitos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *