por Marcos Elias
Estudantes de inglês normalmente se deparam, mais cedo ou mais tarde, com o termo ESL. Você sabe o que significa?
ESL é a sigla para…
English as a Second Language, ou seja, Inglês como Segunda Linguagem (ou idioma).
Um estudante de ESL é basicamente uma pessoa que estuda inglês com o objetivo de torná-lo seu segundo idioma. Não precisa necessariamente ser o segundo na ordem numérica, mas no sentido de ser um idioma secundário, não nativo. Mesmo que um dia venha a ser seu idioma principal – caso você se mude para um país de lingua inglesa ou decida entrar numa imersão para valer mesmo.
ESL não é diferente do estudo de inglês normal para não-nativos. Não se trata de um curso ou método específico. É diferente do Callan, por exemplo, que é um método específico. ESL é um termo genérico. Não é uma marca nem propriedade de um grupo. Não tendo o inglês como língua materna, ao estudar inglês pra valer você está estudando ESL – inglês como segunda linguagem.
O termo pode ser usado para diferenciar materiais de estudo voltados a estudantes estrangeiros ou nativos. Por exemplo, aqui no Brasil aprendemos português na escola. Mas já chegamos lá falando. O português que aprendemos é para nativos. Um estrangeiro provavelmente teria dificuldades imensas em entender as aulas de português feitas para nativos, pois elas foram projetadas para quem já entrou na escola falando – as crianças são fluentes sem saber muita coisa consciente sobre gramática, ortografia, etc. A escola sintetiza e organiza o que aprendemos com as pessoas à nossa volta antes de iniciar as primeiras aulas.
Uma pausa para indicação de outro artigo meu, sobre gramática... Vale ler: não precisa estudar tanta gramática para ser fluente em inglês. Muitos nativos não manjam tanto de gramática, em várias línguas! Você vê pelas pessoas daqui mesmo, falantes de português: no dia-a-dia simplesmente usamos a linguagem, sem nos preocuparmos com as regras. Usamos pelo hábito. Mas aprender gramática de inglês lhe ajudará em várias questões mais à frente, não antes. Sem pressa. Voltemos ao tema ;)
No inglês não é muito diferente. Materiais de ensino de inglês para nativos podem ser de difícil assimilação para estudantes estrangeiros, já que eles são produzidos tendo em vista que os estudantes já sabem bastante sobre o inglês prático. Assim como você entrou na primeira série já falando português, uma criança norte-americana, australiana, inglesa etc também entra na escola já falando inglês.
Aí entra o termo ESL – English as a Second Language. Serve para diferenciar os cursos e materiais produzidos para os nativos. No ESL se ensina inglês com foco em não-nativos. Os produtores de materiais para ESL ensinam inglês para quem está aprendendo este idioma depois de já ter uma língua materna. A abordagem inicial é diferente da empregada aos nativos. Mas novamente, repito: Trata-se apenas de um termo. Não de um método específico com coisas predeterminadas a cumprir. Muito menos uma marca.
Dos materiais que acompanho, um dos que fazem uso do termo é o ESLPod, the English as a Second Language Podcast. É um podcast de inglês feito especialmente para estudantes não-nativos! Muito bom, por sinal. Desenvolvi boa parte do meu listening (capacidade de ouvir e entender áudio) graças a esse podcast! Super recomendo. E os mp3 do podcast são totalmente grátis, o que é melhor.
No caso do ESLPod, ter ESL no nome ele passa imediatamente a imagem de que ele é voltado a estudantes estrangeiros mesmo! Então as falas tendem a ser calmas, sem pressa e com vocabulário mais simples. Não se trata de um podcast qualquer sobre a língua inglesa feito para nativos estudante de “letras”, por exemplo… Sacou? Isto pode ser muito útil nas suas pesquisas: pesquise por materiais ESL no YouTube ou Google para encontrar cursos e aulas, dicas, artigos que ensinam inglês com foco em estrangeiros.
English as a second language (ESL) também é conhecido por uma destas variações:
- English as a foreign language (EFL)
- English as an additional language (EAL)
- English for speakers of other languages (ESOL)
Da próxima vez que você ver o termo ESL acho que não restará dúvidas agora, né? Já sabe que se trata de ensino de inglês para quem cresceu com outra língua materna.
Curtiu o artigo? Comente e compartilhe este site com seus amigos! Quanto mais gente acessar e ler meus textos aqui no Explorando Inglês, mais motivado me sinto a produzir novos conteúdos. Amo compartilhar um pouco da minha experiência no aprendizado de inglês por conta, como autodidata, e fico feliz ao ajudar novas pessoas a descobrirem que elas podem SIM aprender inglês sozinhas ;-) Aprender ou aprimorar, afinal de contas aprendizado de idioma nunca acaba! É algo contínuo, sempre dá para melhorar e descobrir coisas novas. Ou inventar. Afinal a língua é viva! Mas isto é tema para um outro post… Até breve! :)
Dica extra: quer aprender gramática com nativos, de graça? Confira estas aulas de gramática de inglês que garimpei no YouTube! São excelentes. E grátis! Não entende nada de inglês e quer aprender o básico com um professor brasileiro? Confira os vídeos deste cara em 9 dicas rápidas para chegar mais rápido à fluência.
Recomendo https://www.penpaland.com baseado no intercambio de idiomas.
visite nosso blog : http://penpaland.blogspot.com.br/
Aplicativo Android:http://app.appsgeyser.com/Penpaland