9 dicas para ter inglês fluente e aprender mais rápido

Estas dicas foram comentadas num vídeo do Leonardo Leite do Agora Eu Falo. Ele divulga os métodos dele, um serviço, porém este vídeo traz ótimas dicas que facilitarão o aprendizado para todo mundo. Independente do nível, curso ou método que você usa, vale a pena conferir! Resumi em texto com minhas próprias palavras, mas recomendo fortemente que você assista ao vídeo no final. Não se aprende do dia para a noite, mas com estas técnicas e hábitos simples voê pode evoluir bastante seu aprendizado. Especialmente se você não estiver no ponto zero.

Praticar sim, estudar não. Tente tornar o hábito de aprender inglês como um esporte, não uma atividade acadêmica. É mais importante praticar do que estudar.

Ouça mais do que você escreve ou fala. Imersão no mundo do idioma. A internet está repleta de materiais em áudio, com podcasts, e vídeos! Falar será uma consequência.

Deixe a gramática de lado. Falantes nativos não precisam aprender gramática para falar. Você não precisou estudar a gramática da língua portuguesa para aprender a falar quando criança, certo?!

Aprenda frases, não palavras avulsas. Palavras avulsas não servem para nada.

Ao falar em inglês, o som é mais importante do que a estrutura. Foque no som, na pronúncia. Para isso a melhor forma é ouvindo, melhorar o seu “listening”.

Não tenha medo de errar. Não fuja das situações desconfortáveis ao se decepdionar com erros. Corra atrás, não tenha medo de errar mesmo! Batalhe para identificar e corrigir os erros, não abandone o barco nas dificuldades que for encontrando. Busque a incomodidade. Sempre queira melhorar.

Exponha seus ouvidos ao inglês. Depois você estará mais acostumado e poderá falar. Ouça, ouça muito. Assista muitos vídeos em inglês. Comece com materiais simples, vá avançando aos poucos. Gente que fala inglês na internet e publica materiais de graça não falta: vídeos, podcasts, programas de TV, rádios online… Entre numa espécie de imersão. Acompanhe conteúdo com áudio sobre temas que você gosta, fica bem mais fácil.

Confie no aprendizado subconsciente. Grande parte do aprendizado de um idioma se dá no inconsciente. Você se acostuma a falar e fala naturalmente, entende naturalmente, lê naturalmente. Veja como você lida com seu idioma nativo: você não precisa pensar para falar, não precisa pensar na estrutura das frases, nas palavras de ligação, etc. Simplesmente sai falando. Sem se preocupar com as regras. Ouvir muito lhe ajudará a lidar com isso no idioma que você está aprendendo, no caso, inglês.

Priorize o divertido. Faça algo que você gosta. Estude com materiais de temas que você gosta, que lhe dá prazer. Eu, por exemplo, aprendo com vídeos de informática e tecnologia: é um tema que adoro. Assim tenho bem mais contato com o idioma do que se ficasse vendo horas e horas de vídeos sobre asssuntos que não tenho interesse, como futebol, política internacional, alimentação, medicina… Ao aprender com o que você gosta você elimina muitas partes chatas do treinamento. Você se aperfeiçoa e nem parece que está estudando. Faça algo que você gosta! Busque podcasts e vídeos em inglês dos seus temas favoritos. Você será capaz de absorvê-los com muito mais facilidade do que com temas chatos.

Gostou do texto? Continue vendo as dicas no vídeo dele!

Acesse aqui o vídeo e informe-se melhor, conheça o canal dele! Há dicas para melhorar o aprendizado e novos conteúdos regularmente. Gostei bastante da abordagem.

ingles agora eu falo

Não fique de fora, veja o vídeo do Agora Eu Falo e tire suas próprias conclusões! Confira no canal dele no YouTube diversos outros vídeos com dicas práticas, várias delas grátis e abertas mesmo (independente do curso dele, que é pago).



176 thoughts on “9 dicas para ter inglês fluente e aprender mais rápido

  1. André escreveu

    Muito boa as dicas, espero que seja bom também os outros 2

  2. Doni nogueira escreveu

    Adorei o video estou pretendendo iniciar meus estudos agora mesmo obrigado.

  3. Rogerio escreveu

    pareceu-me bastante interessante o seu método
    Obrigaado

  4. Ricardo Pereira escreveu

    Caro Leonardo
    Suas dicas me fizeram pensar em como eu aprendi a me comunicar em Português. Comecei a observar a minha filha, que tem 2 anos de idade e já conversa muito bem com a família. Embora ela já frequente uma escola infantil, no máximo, identifica algumas letras e cores. Não faz a menor ideia do que é a gramática, mas já sabe entender o que ouve e falar o que quer (quase sempre).
    Trabalho em uma empresa de origem italiana, e acompanhei durante 1 ano vários colegas na execução de um projeto no Brasil. Fiz uma espécie de imersão inconsciente para poder me comunicar com meus colegas, e em aproximadamente 8 meses já contava até piadas em Italiano, tudo muito natural, conforme você comenta ao longo de suas 9 dicas iniciais. Infelizmente ainda não tive a mesma oportunidade para fazer uma imersão no idioma Inglês, mas avaliando as suas dicas, foi muito semelhante com o que vivi para aprender a me comunicar no idioma Italiano. Escutei muito, praticava diariamente, não tinha vergonha de errar, não estudei como se fosse uma disciplina acadêmica, aprendia as frases e não as palavras isoladas, e quando me dei conta, já estava conversando naturalmente com várias pessoas, assistindo documentários, lendo livros, etc…
    Nunca assisti uma única aula de Italiano, e aprendi como uma criança aprende. Observando, praticando e aprendendo.

    Obrigado pelo Vídeo!

    Abraço!

  5. Geraldo Magela escreveu

    Muito interessante. Vou colocá-las em prática. Gostei muito de suas dicas. Um abraço

  6. cecilia escreveu

    adorei a o conceito com certeza ouvindo mais se aprende melhor, por que passamos a prestar atençao

  7. Carol escreveu

    Muito práticas suas explicações e com conceito de que há possibilidades mais viáveis para aprender ingles

  8. Suelen escreveu

    Adorei as dicas, show!
    Vou por elas em prática o quanto antes, porém farei intercâmbio para o Canadá em 2017 tenho tempo de sobra para aprender :D

  9. ivone escreveu

    O desejo de aprender ingles é muito grande,mas me esbarro em uma grande dificuldade,pois tenho 57anos,e nunca estudei ingles nem quando estudava no colégio,pois tinhamos opção,e optei,por espanhol,e agora vejo esta oportunidade,e acredito que tenho uma grande chance de aprender o inglês.

  10. Alda Patricia escreveu

    Muito bom!…Valeu muito as informações,nunca tive aula de inglês nem na escola na época em que eu estudava tive aulas de francês na escola mas tenho muita vontade de aprender inglês,seguirei sua dicas!

  11. Guga escreveu

    achei interessante e as dicas ótimas, mas não concordo quando ele manda decorar frases, vc não está aprendendo ingles decorando um milhão de frases prontas.

  12. Rodrigo escreveu

    Muito maneiro! Naverdade eu já sabia mas ñ sabia, rs .eu sou paulista mas fui morar em Minas. Quando cheguei eu era muito calado porém ouvia tanto quanto ñ falava. Passaram-se 4anos quando perguntei umo amigo se eu falava estranho quando cheguei lá e ele disse q não sabia pq ey não falava. Entao percebi q ja estava falando sem sotaque

  13. nilton escreveu

    Muito legal mesmo, eu só gostaria de saber quais tipos de videos eu devo assistir??

  14. Juliana Lobo escreveu

    Super gostei das dicas, acredito que irá me ajudar muito!!!

  15. escreveu

    Opa, obrigado pela dica Debora! Fui dar uma olhada e adorei a pronúncia de fonemas! Marquei aqui para escrever sobre ele algum dia :)

  16. escreveu

    Melhore a sua pronúncia
    ZapEnglish.com

    Durante a infância a capacidade de adquirir uma nova linguagem está no auge e o processo de aprendizagem de uma nova língua ocorre rapidamente, sem esforço, e inconscientemente. No entanto, para os adultos, a aprendizagem de uma nova língua é um processo árduo, lento e que frequentemente exige anos de estudo e prática.
    Apesar disto, a maioria das pessoas, ainda sofre na comunicação falada por causa da pronunciação e entonação inadequada do novo idioma. O processo de aprendizado dos novos sons, ritmos e entonação complementam o aprendizado do vocabulário e gramática.
    O ZapEnglish.com, site de ensino de inglês grátis, desenvolveu alguns exercícios para ajuda-lo a pronunciar corretamente as palavras. Os exercícios são agrupados por fonemas, o que ajuda na memorização e com áudios em inglês americano. O aluno pode repetir a sequencia de palavras e gravar a própria voz em podcast para comparar com o áudio do site.

  17. Nicole escreveu

    Obrigada pelas dicas!Em poucas palavras descobri minha dificuldade em aprender o ingles!Vou praticar conforme as 9 dicas ;) !

  18. vanderson escreveu

    Eu adorei amei vc e demais vou fazer tudo isso q vc falou obigado por tudo

  19. Jair Neves escreveu

    O curso effortless english segue as mesmas regras o nome do dono do curso um americano chamado AJHoge.

  20. Hans escreveu

    Excelentes dicas, me deram mais motivação para continuar estudando!!!

    Obrigado

  21. Jaqueline escreveu

    Achei interessante ….. uma forma bem diferente de aprender…. espero que dessa vez eu consiga…. pois ja fiz curso e.nada

  22. Solange almeida escreveu

    Parabéns!!! ótimas dicas….gostaria de ter aulas com vc e aprender mais…abraço

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *