9 dicas para ter inglês fluente e aprender mais rápido

Estas dicas foram comentadas num vídeo do Leonardo Leite do Agora Eu Falo. Ele divulga os métodos dele, um serviço, porém este vídeo traz ótimas dicas que facilitarão o aprendizado para todo mundo. Independente do nível, curso ou método que você usa, vale a pena conferir! Resumi em texto com minhas próprias palavras, mas recomendo fortemente que você assista ao vídeo no final. Não se aprende do dia para a noite, mas com estas técnicas e hábitos simples voê pode evoluir bastante seu aprendizado. Especialmente se você não estiver no ponto zero.

Praticar sim, estudar não. Tente tornar o hábito de aprender inglês como um esporte, não uma atividade acadêmica. É mais importante praticar do que estudar.

Ouça mais do que você escreve ou fala. Imersão no mundo do idioma. A internet está repleta de materiais em áudio, com podcasts, e vídeos! Falar será uma consequência.

Deixe a gramática de lado. Falantes nativos não precisam aprender gramática para falar. Você não precisou estudar a gramática da língua portuguesa para aprender a falar quando criança, certo?!

Aprenda frases, não palavras avulsas. Palavras avulsas não servem para nada.

Ao falar em inglês, o som é mais importante do que a estrutura. Foque no som, na pronúncia. Para isso a melhor forma é ouvindo, melhorar o seu “listening”.

Não tenha medo de errar. Não fuja das situações desconfortáveis ao se decepdionar com erros. Corra atrás, não tenha medo de errar mesmo! Batalhe para identificar e corrigir os erros, não abandone o barco nas dificuldades que for encontrando. Busque a incomodidade. Sempre queira melhorar.

Exponha seus ouvidos ao inglês. Depois você estará mais acostumado e poderá falar. Ouça, ouça muito. Assista muitos vídeos em inglês. Comece com materiais simples, vá avançando aos poucos. Gente que fala inglês na internet e publica materiais de graça não falta: vídeos, podcasts, programas de TV, rádios online… Entre numa espécie de imersão. Acompanhe conteúdo com áudio sobre temas que você gosta, fica bem mais fácil.

Confie no aprendizado subconsciente. Grande parte do aprendizado de um idioma se dá no inconsciente. Você se acostuma a falar e fala naturalmente, entende naturalmente, lê naturalmente. Veja como você lida com seu idioma nativo: você não precisa pensar para falar, não precisa pensar na estrutura das frases, nas palavras de ligação, etc. Simplesmente sai falando. Sem se preocupar com as regras. Ouvir muito lhe ajudará a lidar com isso no idioma que você está aprendendo, no caso, inglês.

Priorize o divertido. Faça algo que você gosta. Estude com materiais de temas que você gosta, que lhe dá prazer. Eu, por exemplo, aprendo com vídeos de informática e tecnologia: é um tema que adoro. Assim tenho bem mais contato com o idioma do que se ficasse vendo horas e horas de vídeos sobre asssuntos que não tenho interesse, como futebol, política internacional, alimentação, medicina… Ao aprender com o que você gosta você elimina muitas partes chatas do treinamento. Você se aperfeiçoa e nem parece que está estudando. Faça algo que você gosta! Busque podcasts e vídeos em inglês dos seus temas favoritos. Você será capaz de absorvê-los com muito mais facilidade do que com temas chatos.

Gostou do texto? Continue vendo as dicas no vídeo dele!

Acesse aqui o vídeo e informe-se melhor, conheça o canal dele! Há dicas para melhorar o aprendizado e novos conteúdos regularmente. Gostei bastante da abordagem.

ingles agora eu falo

Não fique de fora, veja o vídeo do Agora Eu Falo e tire suas próprias conclusões! Confira no canal dele no YouTube diversos outros vídeos com dicas práticas, várias delas grátis e abertas mesmo (independente do curso dele, que é pago).



176 thoughts on “9 dicas para ter inglês fluente e aprender mais rápido

  1. MARCELO SOARES DA ROSA escreveu

    Gostei da sua metodologia didática, gostaria muito de falar ingles, espero sim os novos vídeos. As dicas foram de grande importancia para mim. Obrigado. Marcelo Soares da Rosa.—-

  2. diego escreveu

    Foram ótimos esses videos, to fazendo aula de inglês e essas dicas que você passou vão me ajudar muito..thanks

  3. Aline escreveu

    Adorei as dicas. Me identifiquei com muitas coisas q nao faço. Thanks.

  4. escreveu

    ameeeeeii, eu faco aula particular de ingles e nao gosto muito, mais so faco para agradar aos meus pais, e com essas dicas tenho certeza de que meu aprendizado vai acelerar, vou ate falar isso com meus teachers ;)))))

  5. elisa escreveu

    já comecei inglês 3 vezes e sempre desisto ,Mas agora acho que vou aprender,. Muito Obrigada

  6. Reinaldo escreveu

    Obrigado pelas dicas . Além de serem muito úteis, elas fazem com que nos sintamos mais
    confiantes. Um abraço.

  7. matheus escreveu

    gostei muito
    dessas dicas vai me ajudar bastante. obrigado

  8. Virginia escreveu

    Adoreiiiiiiii vou praticar com certeza…tenho muita dificuldade em estudar inglês portanto vou começar hoje mesmo dedicar 1 hora do meu dia a praticar inglês….obrigada!!!!!

  9. cleberson escreveu

    adorei …. irei praticar bastante para poder finalmente falar inglês fluentemente !

  10. Giselle A . Belloni escreveu

    Obrigada pelas dicas..realmente parecem ser de grande resultado. .pois reprogramar a mente. .É o caminho pata o sucesso!!!

  11. Nico E.Afonso escreveu

    Valeu Amigao tenks
    Eu sempre ti a vontande de aprender o ingles mais com estas dicas libertarei a minha mente

  12. Fabiana escreveu

    Amei as dicas, parabéns! Tenho muita vontade de aprender, mas sempre achei o inglês muito difícil, agora com esses conceitos, fica mais fácil!

  13. Rafael escreveu

    Muito bom mesmo,gostei,me ajudou a ter um pouco mais de noção.

  14. Magda escreveu

    Gostei muito do vídeo, e vou colocar em prática. Vou começar do zero, mas com muita dedicação !

  15. RODRIGO SILVA ROQUE LOBATO escreveu

    Mt bom!!!
    Legal pra quem está buscando fluência, como eu.
    Acompanharei!!!

  16. Michelle escreveu

    Quero ter um inglês fluente! Estou no 6ano mais quero aprender mais rápido para ficar melho favor responde obrigada acradesso mt!

  17. Flavia escreveu

    Adorei o metodo.Porém a minha unica duvida é que como vou saber o que estou ouvindo,onde entra o tradução nisso tudo?
    Obrigada

  18. ELAINE SANTOS SOARES LIMA escreveu

    Gostei, das dicas, comecei cursos de inglês por duas vezes e abandonei, por desmotivação. Acredito nesta forma de aprendizagem e vou seguir.
    Obrigado.

  19. jurema deroski escreveu

    Gostei muito , pois todos os cursos de ingles são massacrantes e não conseguimos atingir as metas que pretendemos . Obrigado .

  20. escreveu

    Opa, vou ver, valeu!

    A princípio prefiro divulgar materiais gratuitos, este tem jeito de ser comercial, mas também é válido.

    Vou ver depois com mais calma! Abraços

  21. escreveu

    Olá Marcos

    Tudo bem?

    Eu gostei muito da temática do seu blog e, se me der licença, eu gostaria de apresentar um cara muito fera.

    Ele é americano, porém está revolucionando a forma como os brasileiros estão aprendendo inglês.

    Seu nome é Kevin Porter e eu apresentei ele no meu blog através desse post: http://www.negociosdigitais.blog.br/2014/03/quem-e-kevin-porter.html

    Se você não gostar do link publicado aqui no seu blog, não tem problema.

    Você pode excluir meu comentário.

    Mas eu queria muito que todos conhecessem a metodologia dele, pois ele mesmo já fala 5 idiomas diferentes através do método que ele mesmo desenvolveu.

    Abraços!

  22. Samia escreveu

    Queria agradecer muito pelas preciosas dicas. Abraco forte!

  23. Antonio Jose Malachini escreveu

    Achei muito legal, acredito que desta forma possamos adquirir a tão necessária fluência do inglês. E levar estas dicas para os outros idiomas. Valeu!

  24. Alexandre Dylan escreveu

    muito legal mesmo mesmo e espero os oustros dois videos.

  25. leila escreveu

    Legal…..

    Estou fazendo tudo ao contrário do que falou.

    Vou escutar mais obrigado

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *